Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tempere seu Verão

Por Madu Cabral

Algumas ervas, comuns mesmo nos apartamentos de São Paulo, podem ser de grande ajuda depois de um dia escaldante no trânsito. No banho, na comida, nos chás, as ervas podem ajudar a revitalizar, a acalmar ou refrescar, dependendo da escolha e das combinações.

"Os banhos com ervas são utilizados terapeuticamente há milênios, trazem bem-estar, saúde, alegria, paz e equilíbrio" explica a herborista Sabrina Jeha. "Fisicamente são bem eficazes para o tratamento de feridas, alergias, escoriações, reumatismos, dores musculares e articulares", continua Sabrina, que é sócia viveiro orgânico Sabor de Fazenda Ervas e Temperos.

Para quem tem banheira, a dica é fazer um litro de chá bem forte da erva(s) escolhida(s). Quem não tem, pode colocar a erva em um pedaço de fralda de criança e amarrar, como uma trouxinha, no chuveiro.

Sabrina recomenda

O banho pode ser transformado em um pequeno ritual diário. Pense em como foi seu dia, no que seu corpo está pedindo agora e escolha o perfume que quer em seu banho. Estimule seus sentidos para ajudar a se manter no momento presente, e traga uma qualidade meditativa para esse momento do dia!

Hortelã e menta: banho revitalizante e de equilíbrio. Transforma a energia negativa, fortalece e estimula o sistema respiratório, tem ação tonificante para o metabolismo, descongestiona e limpa a pele.

Calêndula: suas lindas pétalas alaranjadas nos remetem à vitalidade e à luz do sol! Suas propriedades medicinais têm poder antisséptico, revitalizante e anti-inflamatório. Proporciona proteção e saúde para a pele.

Manjericão: Na Índia é uma planta sagrada usada, entre outras coisas, para trazer pureza e luminosidade para o corpo. Nos banhos, tem a função de acalmar, limpar, trazer boa sorte e equilíbrio energético.

Bebidas refrescantes

Usar e abusar das águas com ervas e frutas e dos chás gelados de ervas feitos em casa (sem açúcar e sem cafeína)

Águas com ervas: água com ramos de hortelã, uma rodela de limão e outra de laranja;

Chá de casca de abacaxi com hortelã: lave bem a casca do abacaxi antes de descascá-lo, ferva com um litro de água por 10 minutos. Desligue o fogo retire as casca e coloque 4 ramos de hortelã, deixe em infusão por mais 15 minutos, coe e coloque para gelar.


Sabrina Jeha é herborista do viveiro orgânico Sabor de Fazenda Ervas e Temperos.
(11) 2631 4915 www.sabordefazenda.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário