Páginas

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Yoga Hormonal

Por Eliane Calado Carvalho

O Yoga é uma prática importante em todas as fases na vida da mulher e pode - especialmente na fase da menopausa - auxiliar no equilíbrio e ativação dos hormônios.
Os ovários, as suprarrenais, tireoides e para-tireoides, são glândulas que têm um funcionamento "normal" até mais ou menos os 35 anos. Depois desta idade, pode haver baixas hormonais, que podem ter sintomas conhecidos como ondas de calor, atrofia das mucosas gênito-urinárias, osteoporose etc.

Havendo uma necessidade dessas glândulas se ativarem, as posturas do Yoga (asanas) e exercícios respiratórios (pranayamas) podem ser direcionados para ativar a energia prânica latente nestas glândulas. Além de beneficiar todo o corpo com fortalecimento da musculatura e dos ossos, aumento da flexibilidade e leveza de movimentos.

Sua Prática

A prática apropriada para esta fase está ligada à necessidade de cada mulher. Quando há baixa hormonal seguida de estresse, corpo cansado, dificuldade de concentração, a prática deve ser conduzida com posturas restaurativas, com uso de props, posturas e respiratórios que irriguem bem as glândulas e que ensinem ao corpo que é possível relaxar.

Quando o corpo está muito inerte, com falta de vitalidade, a baixa hormonal pode se manifestar de forma depressiva, com baixa autoestima e desânimo. Nestes casos a prática de posturas e respiratórios estimulantes (como bastrika durante a postura) ativa a energia nas glândulas.

O corpo de cada mulher tem os seus ciclos. A prática nos mostra quando o corpo precisa de mais movimento ou apenas de relaxar.

Dicas

- Escolha uma prática de Yoga que lhe traga vitalidade, mas que também seja restauradora.
- Encontre disponibilidade para a sua prática. Permita-se sentir-se bem.
- Combine a sua prática com uma alimentação própria para auxiliar o equilíbrio hormonal.
- Desenvolva a sua intuição para reconhecer as coisas que realmente lhe fazem bem.
- Combine a sua prática de Yoga com práticas esportivas ou hobbies.
- Faça todo dia uma prática meditativa.


Eliane é praticante de Yoga desde 1990, tem vasta formação em Yoga e Ayurveda, com professores do Brasil, Índia e EUA.
www.yogadinamica.com.br
yd@yogadinamica.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário