Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cardápio Cabeça: alimentos amigos da vitalidade mental

Por Flávia Lippi

Ácidos graxos – ômega 3
Algas, semente de linhaça e peixes, como: sardinha, salmão, hadoque, atum e cavala.
Ação: facilitam a comunicação entre os neurônios, auxiliando a memória e a aprendizagem. Colaboram no tratamento de depressão, transtornos do humor e esquizofrenia.

Colina
Lecitina de soja.
Ação: participa da gênese dos neurônios e da síntese de neurotransmissores envolvidos na memória.

Antioxidantes
Frutas vermelhas, vegetais crucíferos (brócolis, couve), cenoura, alho, cebola, abacate, laranja, pimenta vermelha, azeite de oliva e nozes
Ação: protegem o tecido cerebral contra danos causados por radicais livres; ajudam a preservar as membranas dos neurônios. Em estudos, reverteram déficits de memória em animais de laboratório.

Vitaminas do complexo B
Verduras de folhas verde-escuras, leite, feijão, aveia, gérmen de trigo e castanhas.
Ação: combatem o estresse; a carência está relacionada a déficits de memória e de atenção. A suplementação pode auxiliar no tratamento de depressão.

Vitamina D
Leite, fígado, gema de ovo, salmão, atum, sardinha e cereais.
Ação: favorece as funções cognitivas. A falta pode contribuir para quadros psicóticos. É coadjuvante no tratamento da depressão.

Magnésio
Nozes, castanhas, oleaginosas e verduras de folhas verde-escuras.
Ação: acalma o sistema nervoso por isso é chamado de mineral do bom humor. Ajuda a evitar compulsões alimentares.

Anandamida
Chocolate amargo.
Ação: ativa o centro de recompensa no cérebro e reduz os níveis dos hormônios do estresse. Está em testes para tratamento de doenças neurológicas, como a esclerose múltipla.


Flávia Lippi é Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute – EUA, Trainer pelo Instituto Integral de Coaching y Desarrollo Personal – Espanha, Busines Coach e Personal & Professional Coach pelo International Coaching Council – ICC. Membra emérita da SBC. Terapeuta Ayurveda pela Fundação Sri Vájera (Escola Yoga Brahma Vidya, ligada à Sudda Dharma Mandalam International, Índia). Trainer e Speaker Internacional. Docente em instituições nacionais e internacionais. Diretora do Instituto Idemap – Brasil – México e Instituto IDHL – Brasil – Londres. Autora dos livros, Coaching in a Box e Guia de Beleza Natural pela Matrix Editora do Brasil. Autora convidada do livro Ferramentas de Coaching, publicado em Portugal e com previsão de publicação no Brasil.
www.idhl.com.br / www.institutoidemap.com.br
(11) 96389637
flavialippi@flavialippi.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário