Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Equilíbrio e juventude

Por Márcia De Luca

Vivemos em uma era de extremo movimento e excesso de estímulos externos que sobrecarregam nosso sistema nervoso.

Esse movimento – característica principal do dosha vata – é uma das causas do envelhecimento do ser humano e pode ser causa geradora de inúmeras doenças.

O Ayurveda (o sistema de cura mais antigo do mundo) nos ensina que devemos observar e respeitar os opostos para termos equilíbrio, o aquietamento é o campo fértil para todo tipo de cura e para nosso rejuvenescimento.

Ajuda ancestral

O Yoga pode ser um importante aliado na busca desse equilíbrio. Diferentes práticas e métodos dessa ciência milenar nos ajudam a diminuir os movimentos de nossa mente, trazendo o aquientamento e seus benefícios ao nosso dia a dia.

Essas práticas são cientificamente reconhecidas como uma ajuda na melhora da capacidade de concentração. Essa concentração deve permear nossas atividades diárias, pois, no momento em que você foca a atenção no momento presente, no aqui e no agora, passa a existir um só pensamento em sua mente e automaticamente o fluxo dos outros pensamentos diminui. Diminui o movimento dos pensamentos e quando a mente se aquieta o corpo acompanha.

E cada ação grava nas células uma memória que quando fortalecida gera o desejo de repetirmos a ação. A ação do aquietamento neste caso.
Esse novo hábito da filosofia de bem viver acrescentará vida aos nossos anos!


Márcia De Luca é professora, praticante de Yoga e especializada em Ayur-Yoga. Dá um Curso de Formação de Professores sobre o assunto. É autora do livro Ayurveda – Cultura de Bem Viver (Editora de Cultura) e apresenta na Rádio Eldorado os Boletins Filosofia de Bem Viver. www.ciymam.com.br.

Ministrará um retiro sobre Saúde e Rejuvenescimento de 12 a 15 de novembro em São Bento do Sapucaí (SP): ciymam.com.br/Ashram.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário