Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Tempo de Prática

Por Maria Cabral
Foto: Thiago Calazans

Adoro praticar Yoga! Felizmente me viciei em seus benefícios, adoro a forma como mexe meu corpo e me ajuda a focar a mente. Meus problemas começam quando o dia a dia devora meu tempo e de repente já estou sem praticar há dias!

Filhos, namorado, cachorro, mercado, trabalho, reuniões, e-mails, blog, facebook, twitter, mais reuniões, mais filhos... E outro dia ainda ouvi "mas pra que fazer Yoga com tudo isso?". Simples, sem a prática não consigo fazer nada do resto decentemente.

Minha solução foi espalhar pelo dia inteiro um pouco de prática:

Nauli kryia e pranaymas antes de sair do quarto: segundo o Ayurveda, durante a noite nosso organismo como que "varre" as toxinas do nosso corpo e quando nós acordamos temos de eliminá-las. A prática de nauli (saiba mais AQUI) ajuda nessa eliminação, além de tonificar os órgãos e músculos do abdome. Os exercícios respiratórios são recomendados em todos os textos clássicos de manuais de Hatha Yoga, eles aumentam a energia vital em nosso corpo e têm um efeito impressionante no equilíbrio da mente (mais sobre pranayamas AQUI).

Asanas e lição de casa: mães com filhos pequenos sabem quantas vezes uma prática pode ser interrompida. Mas, já que nem sempre é fácil arrumar uma caverna silenciosa para minha prática de asanas, ela acaba acontecendo entre "mãe, o que é translação?" e "mãe, cachorro é mamífero?". No meu caso, já ensinei que não respondo nada entre vinyasas.

– Meditação pra acabar bem: descobri já faz um tempo que, depois de um dia cheio, se não abaixar a velocidade dos pensamentos voluntariamente fica muito difícil dormir. Então, quando tudo acaba e o milagre do silêncio chega na casa, sento por alguns minutinhos para prestar atenção na minha respiração, apagar as impressões desse dia e pensar como ser uma pessoa melhor amanhã.

Maria Cabral é praticante e estudante de Yoga e Ayurveda e uma das organizadoras do Yoga pela Paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário