Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Faxina interna

Por Eduardo Sobrosa

Os kriyás são técnicas do Yoga para a purificação do corpo e da mente. São técnicas de limpeza e exercícios que ativam os plexos e glândulas do nosso corpo proporcionando uma melhor fluidez da energia (prána) pelos diversos canais existentes, entre eles os três principais ao longo da coluna vertebral (ida, pingalá e sushumná nádís).

Quando a energia flui naturalmente, nossa mente e nossas emoções também se reequilibram despertando nosso estado de Paz e Felicidades naturais do Ser.

Essas purificações ajudam na manutenção do corpo e da mente. Ao pensar de forma negativa ou sentir emoções fortes por longo período de tempo, obstruímos os canais de energia do corpo possibilitando uma disfunção do organismo. Quando isso acontece, na medicina chinesa usa-se a acupuntura como uma das formas de reverter essas obstruções energéticas. Na Índia, na tradição do Yoga, usam-se as técnicas de purificação, as posturas (ásanas) e respiratórios (pranayamas) para essa desobstrução, é como se fizéssemos acupuntura no corpo todo, mobilizando a energia para cada célula do organismo, aumentando a vitalidade e longevidade do nosso corpo.

A prática de kriyás possibilita ao corpo e à mente funcionarem em equilíbrio e abrir espaço para o despertar da consciência de quem somos, percebendo que a Paz e Felicidade que tanto buscamos já estão em nós e não nos objetos externos.

Para os órgãos internos

Nauli kriya é o isolamento do músculo reto abdominal, pressionando os órgãos internos contra a coluna vertebral, elevando o diafragma, ao mesmo tempo em que se movimenta a musculatura abdominal. O exercício é feito sempre com os pulmões vazios. Durante o nauli kriyá o abdômen faz uma concavidade, ficando totalmente recolhido contra a coluna e para cima, enquanto que o músculo reto abdominal permanece projetado para frente, deslocando-se sinuosamente.

Esse exercício tonifica muito o abdômen, promove uma ótima massagem nos órgãos dessa região, mobilizando a energia nesses órgãos da digestão e aumentando a circulação sanguínea.

Para realizar o exercício fique em pé, com os pés paralelos e separados na largura dos quadris, apoie as palmas das mãos sobre as coxas com os dedos voltados para dentro e flexione levemente os joelhos, inclinando-se um pouco à frente.

Inspire profundamente, solte todo o ar e contraia a parede abdominal para cima e para trás, forçando o músculo reto abdominal a projetar-se à frente. Transfira então o apoio do tronco para o braço direito, mantendo o abdômen contraído. O reto abdominal tenderá a deslocar-se para esse lado. Em seguida mude o apoio, deslocando-o para a esquerda. Por fim, pressione firmemente ambos os lados, projetando o músculo para frente. Treine bastante desta forma, até conseguir efetivamente isolá-lo.

Depois passe à fase dinâmica: expire e contraia bem o abdômen, provocando um movimento ondulante e girando o reto para ambos os lados: primeiramente em sentido horário, deslocando o reto para a direita, para o centro e para a esquerda, promovendo com isso uma ótima massagem nos órgãos internos. Repita essa movimentação até completar pelo menos cinquenta contrações, descanse durante alguns fôlegos e reinicie-o, depois faça o nauli kriyá no sentido contrário, mais cinquenta vezes.

Alternativa mais simples
No início, caso você ainda não consiga fazer o nauli kriyá, recomendamos como preparatório o agnisára dhauti, que é o recolhimento do abdômen, pressionando os órgãos internos contra a espinha dorsal sugando bem o abdômen e depois soltando, fazendo diversas contrações para dentro e para fora, enquanto puder reter sem ar nos pulmões.

Fazendo este exercício, com o tempo será natural que você consiga evoluir para o nauli kriyá. É ideal fazer todos os dias pela manhã assim que acordar ainda com o estômago vazio.

Para o sinus

Neti kriyá é a atividade de purificação das mucosas nasais, o jala neti se faz com água.

Uma ótima limpeza para combater rinite, sinusite, enxaquecas, corizas ou resfriados. É excelente para limpar as mucosas nasais e facilitar o processo respiratório mais amplo. É contraindicado para pessoas que sofrem de hemorragias nasais frequentes.

Para fazer o jala neti, usa-se um pequeno bule de cerâmica chamado lota. Nele coloca-se água morna com um pouco de sal para fazer a lavagem nasal retirando o excesso de muco e possibilitando maior fluxo de ar.

Como usar o lota:

  1. Aqueça 500 ml de água filtrada ou mineral até ficar levemente morna.
  2. Adicione uma colher de chá rasa de sal de cozinha.
  3. A água morna tem função vasodilatadora e o sal (cloreto de sódio), dissociando-se em cloro e sódio, age como bactericida e antisséptico. O sal ajuda, ainda, a proteger o revestimento da mucosa nasal, bem como manter sua hidratação, tornando-a mais resistente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros. A água sem o sal irrita a mucosa, causando ardência e ressecamento. Para sinusites, é opcional usar duas gotas de extrato de própolis e, para rinites alérgicas, duas gotas de limão.
  4. Coloque a água com sal no lota até encher.
  5. Introduza o bico do aparelho numa das narinas de modo que se encaixe perfeitamente, incline a cabeça para frente e para o lado deixando a boca entreaberta e respire pela boca devagar.
  6. Vá inclinando o lota para que a água entre pela narina e espere que ela saia do outro lado.
  7. Use todo o conteúdo de um lado e assoe o nariz devagar.
  8. Repita o procedimento para o outro lado.
  9. Em seguida, assoe o nariz vigorosamente várias vezes sem tampar nenhum dos lados.

Como evitar os erros mais comuns:

  1. Se você estiver na pia do banheiro não olhe no espelho. Olhe para seu cotovelo que deve estar elevado.
  2. Não incline demais a cabeça para o lado, a água pode escorrer para a garganta, não tem problema nenhum, mas não é adequado.
  3. Não abra demais a boca para respirar, relaxe deixe apenas entre aberta.
  4. Assoe as narinas sem tampar nenhuma delas, lembre-se a água se infiltra pelos capilares e tampar as narinas pode ocasionar uma pressão no tímpano.


Eduardo Sobrosa é natural de Florianópolis, cursou administração na graduação e engenharia ambiental no mestrado. Praticante de montanhismo desde 1997, onde encontrou seu caminho da prática espiritual em contato com a natureza.

Praticante de Yoga desde 2004, participou em cursos de formação em Yoga pela Uni-Yoga com Lucila Silva e pela Aliança do Yoga com Pedro Kupfer.Atualmente coordena as aulas na escola de Yoga Kailash em Florianópolis. yogakailash.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário