Páginas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Anteversão e retroversão da pélvis

Por Gustavo Ponce

A pélvis – um anel osteoarticular fechado, composto por peças ósseas e três articulações – forma a base do tronco, sustenta o abdome e serve de união com os membros inferiores.

Anteversão pélvica
A anteversão pélvica é uma alteração biomecânica de equilíbrio e pélvica. Manifesta-se por uma rotação à frente e abaixo dos ossos ilíacos que formam a pélvis e por uma rotação do sacro para trás e para cima. Isso gera um aumento da lordose, que pode gerar dores, tensão muscular ou deixar a coluna mais propensa a sofrer com hérnias ou espondilólise e espondilolistese.
Essa alteração é muito mais comum do que se pode imaginar e pode ser observada principalmente nas mulheres jovens e sedentárias com má postura. Apresenta-se também em indivíduos de ambos os sexos com sobrepeso e obesidade, já que o peso do volume abdominal faz com que a pélvis "caia" para frente e para baixo.
Os músculos que causam a anteversão da pélvis são principalmente o iliopsoas, o eretor da coluna e o retofemural.

Nessa ilustração veem-se claramente os músculos que levam a pélvis à posição de anteversão.

Retroversão pélvica
A retroversão pélvica também é uma alteração biomecânica no equilíbrio pélvico. Manifesta-se por uma rotação para trás e para cima dos ossos ilíacos e por uma rotação do sacro para frente e para baixo. Isso é acompanhado por uma retificação da coluna lombar (adota um aspecto plano, sem curvas).
Essa alteração é menos comum do que a anteversão pélvica e se apresenta principalmente em pessoas sedentárias da terceira idade ou em pessoas com sequelas de doenças degenerativas da coluna, como espondilite anquilosante.
Os indivíduos com retroversão pélvica adotam uma postura em que não se observam as curvas da coluna de modo notório, já que toda a mecânica da cadeia coluna-pélvis-membros inferiores é afetada. Os músculos que levam a pélvis a uma retroversão são, principalmente, o reto do abdome, oblíquo externo, isquiotibiais e glúteo maior.


Essa ilustração mostra claramente os músculos que levam a pélvis à posição de retroversão.
Para corrigir a anteversão por meio de uma ação muscular é necessário alongar os músculos que levam a essa posição e fortalecer os músculos que levam a uma retroversão.

Saiba como alinhas seu quadril AQUI.

Gustavo Ponce é o criador do método Sattva Yoga, estuda e utiliza Yogaterapia, é a prova viva de que consciência pode levar à cura de qualquer doença e participará do Yoga pela Paz 2011. Para mais informações consulte www.sattvayoga.cl


13 comentários:

  1. EU GOSTARIA DE SABER O QUE DEVE ALONGAR E FORTALECER NO CASO DE RETROVERSÃO PÉLVICA, TODOS QUE OLHEI SÓ RELATAM DA ANTE VERSÃO PÉLVICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAMENTAVELMENTE, ESSES DESVIOS DE COLUNA SÓ PODEM SER CURADOS COM CIRURGIA DE ALTO RISCO. SE ISSO NÃO RESOLVER, SÓ REENCARNANDO.

      Excluir
    2. Cirurgias só serão necessárias em último caso. Retroversão pélvica pode ser corrigida com alongamento de toda a cadeia anterior, principalmente abdominais e fortalecimento posterior de isquiotibiais.

      Excluir
    3. Na retroversão eu não teria que fortalecer os paravertebrais, Iliopsoas e reto femural ?? Pois estes músculos que causam anteroversão, fortalece-los para buscar um equilíbrio ??

      Excluir
    4. Alongar cadeia anterior , oblíquos e abdômen , alongar posterior de coxa ( isquios) e fortalecer reto femoral .

      Excluir
  2. Podendo postar os asanas indicados bem melhor para a visualização!
    namastê

    ResponderExcluir
  3. Namaste
    Eu tenho retroversão e estou só com 33 aninhos! Estou trabalhando com RPG e Pilates 2x por semana e o resultado é excelente.
    Seria muito legal conhecer asanas indicados para corrigir isto também!
    Eu quero conseguir sentar em Padmasana o mais breve possível!!! :)
    OM SHANTI
    OM PAZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAMENTAVELMENTE, ESSES DESVIOS DE COLUNA SÓ PODEM SER CURADOS COM CIRURGIA DE ALTO RISCO. SE ISSO NÃO RESOLVER, SÓ REENCARNANDO.

      Excluir
  4. Adoraria saber quais asanas são mais indicados para ambos os casos.
    Obrigada,
    Namastê _/\_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAMENTAVELMENTE, ESSES DESVIOS DE COLUNA SÓ PODEM SER CURADOS COM CIRURGIA DE ALTO RISCO. SE ISSO NÃO RESOLVER, SÓ REENCARNANDO.

      Excluir
  5. POR QUE NINGUÉM RESPONDE???
    QUE FALTA DE CONSIDERAÇÃO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber quais os efeitos lesivos da retroversão pélvica na execução do agachamento livre.

    ResponderExcluir