Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Yoga anti-TPM

Se você já tem uma prática regular de asanas (posturas do Yoga), a professora Helena Guimarães sugere que diminua o ritmo e intensidade da prática durante o período de TPM. "A prática de cada mulher é muito diferente, depende se é iniciante, se já pratica há mais tempo. A dica é partir da onde você está e diminuir um pouco a intensidade", aconselha Helena, que indica a sequencia abaixo para esses dias. Experimente permanecer de 1 a 3 minutos em cada postura (sempre mantendo o conforto), respirando lentamente pelas narinas:

Supta baddha konasana (postura deitada do ângulo).

Janu sirsasana (postura da cabeça em direção ao joelho).

Upavistha konasana (postura do ângulo sentado) e variações.

Baddha konasana (postura entrelaçada do ângulo) e variações.

Balasana (postura da criança).

Savasana
(postura do cadáver): experimente, durante a postura, colocar as mãos em cima do baixo abdômen e visualizar a energia que foi produzida durante a prática indo para as suas mãos e transmiti-la para essa região. Se você tem outro tipo de desconforto ou dor, pode fazer o mesmo na região que sentir necessidade.

Pranayama: após a prática acima (ou em outro momento, se preferir) sente-se por alguns minutos em uma postura confortável e comece a inspirar e expirar profundamente. A inspiração e a expiração devem ter a mesma duração, devem ser lentas e profundas, sem ser estressante para o organismo. Essa prática promove calma e equanimidade.


Ilustrações: Madu Cabral
Helena Guimarães é psicóloga clínica formada pela PUC-SP e atende em seu consultório crianças, adolescentes e adultos. Dá aulas de Yoga particulares e para pequenos grupos. Pratica e pesquisa Yoga há mais de dez anos com Regina Ehlers, Gustavo Ponce e diversos professores.
Contato: ahelenaguimaraes@yahoo.com.br
Consultório: (11) 23058113
Celular: (11) 73925848


Nenhum comentário:

Postar um comentário