Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Yoga é saúde

Por Sylvia Freire

A saúde do corpo é algo que se constrói. É preciso nutrir o corpo com alimentos naturais, verdadeiramente nutritivos. A alimentação deve ser saudável todos os dias e não alguns dias da semana, ela deve fazer parte da sua rotina, da sua vida. É assim que adquirimos saúde e nos prevenimos contra as doenças.

Exercitar o corpo também é fundamental para manter a saúde. A prática dos asanas, que são as posturas do Yoga, é uma forma inteligente de se adquirir saúde e tem ação preventiva contra doenças.

De uma maneira geral, os asanas tonificam e promovem maior circulação sanguínea por todo o corpo, revitalizam todos os sistemas, fortalecem os músculos, ossos, articulações, deixam o corpo forte, alongado e flexível.

Os movimentos básicos das posturas são os alongamentos, movimentos da coluna em todas as direções (para frente, para trás, para os lados e torções) e posturas invertidas.

Efeitos terapêuticos
As posturas de flexão do tronco (curvar-se para frente) estimulam a digestão, aumentam a flexibilidade da coluna dorsal e acalmam o organismo. As posturas de extensão do tronco (curvar-se para trás) promovem maior mobilidade e flexibilidade da coluna, alongamos e expandimos a região torácica, além de ser revigorante. As posições de torção ajudam na digestão, na eliminação e tonificam a coluna vertebral, enquanto que as posturas invertidas estimulam o sistema endócrino e melhoram a circulação.

Com a prática dos asanas ganhamos saúde, mantemos a forma, adquirimos um corpo firme e flexível, mas isto é apenas um bom ponto de partida. O verdadeiro objetivo dos asanas é ter um corpo forte e sadio para que você possa ir em direção à sua jornada espiritual. Sem a saúde do corpo físico é difícil caminhar em direção a libertação, objetivo final do Yoga. O Hatha Yoga enxerga o corpo como um templo, ele é divino e por isso deve ser tratado como tal!

Sylvia Freire é editora do blog Infinityoga, foi executiva durante muitos anos e depois que descobriu o Yoga, sua vida tomou uma nova direção. O Yoga é a sua filosofia de vida, seu trabalho, maneira como cuida de seu corpo, da alimentação, da sua mente e do seu espiritual. É praticante de Hatha Yoga e eterna estudante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário