Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A essência das posturas


Por Sylvia Freire

Asana (postura do Yoga) quer dizer assento e sua principal característica deve ser a permanência em uma condição de conforto e estabilidade, dois atributos fundamentais. Ao executar um asana, seja qual for – desde uma torção até uma postura de equilíbrio – se você estiver estável e confortável, é possível aquietar a mente. Quando fizermos as posturas com a mente quieta, tranquila, com o foco da atenção no corpo, estaremos realizando um asana. Se a mente estiver dispersa, estaremos fazendo uma simples pose. O importante é ter consciência do corpo durante a realização do asana, estar com a atenção no momento presente. Aí poderemos, através da observação do corpo, buscar o alinhamento correto, fazer ajustes necessários para que haja conforto e estabilidade na posição.

Aqui vão algumas considerações para estar sempre estável e confortável na sua prática de Yoga:

1 – As posturas devem ser feitas lentamente: os movimentos devem ser lentos para construir a postura, para desfazê-la e na sua transição para a postura seguinte. Tudo feito de uma maneira tranquila, agradável, sem pressa.

2 – Nunca forçar demais o corpo. Faça o máximo que você consegue, mas sempre respeitando seus limites. Vá até onde acha que pode chegar, o alongamento é gradativo, conquistado prática após prática. Lembre-se que asana não é ginástica e nem acrobacia, é conforto na posição. Se respeite sempre.

3 – A respiração deve fluir naturalmente. Nunca prenda a respiração ou tente controlá-la de qualquer maneira, ela deve ser sempre fluida e tranquila. Você deve ter a consciência da sua respiração durante a permanência no asana e na sua transição para a postura seguinte. A respiração consciente ajuda a manter o foco da atenção no momento presente. Com a respiração consciente observamos melhor a postura e nos beneficiamos melhor dela.

4 – Tônus correto. Quanto mais colocamos a atenção na postura, menos esforço desnecessário despenderemos. Deve-se contrair apenas a musculatura solicitada para manter a postura, enquanto outras partes do corpo permanecem relaxadas.

5 – A mente presente. A mente deve estar focada no que você está fazendo. O foco da atenção deve estar no corpo e na respiração.

6 – A roupa deve ser confortável.

7 – Acessórios são bem-vindos: blocos, bolster, almofada, fita, cadeira, manta, ajudam a manter o conforto e a estabilidade.

8 – O local de prática deve ser tranquilo e ventilado.

Boa prática!

Namastê.

Sylvia Freire é editora do blog Infinityoga, foi executiva durante muitos anos e depois que descobriu o Yoga, sua vida tomou uma nova direção. O Yoga é a sua filosofia de vida, seu trabalho, maneira como cuida de seu corpo, da alimentação, da sua mente e do seu espiritual. É praticante de Hatha Yoga e eterna estudante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário