Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O toque

Por Veena Mukti

O toque é a primeira linguagem que aprendemos. Mesmo dentro do útero, a pele do bebê já está sendo estimulada pelos líquidos da bolsa, ele já está sendo massageado pelos movimentos da mãe e durante o trabalho de parto essa massagem se intensifica com as contrações. É muito importante que este estímulo do toque continue após o nascimento, a pele tem ligação direta com o sistema nervoso e está ligada à sobrevivência. O obstetra francês Frédérick Leboyer, que divulgou no Ocidente a massagem em bebês conhecida como Shantala, dizia que "é necessário conversar com a pele do bebê (...) falar com suas costas, que têm sede e fome como sua barriga".

A massagem estreita o vínculo mãe/bebê-pai/bebê, alivia cólicas, relaxa, melhora o sono, desenvolve a percepção de si mesmo, ajuda o desenvolvimento saudável do sistema imunológico e assim equilibra tanto o sistema físico como o emocional.

Para começar, não tenham medo de tocar seus bebês! Podem experimentar toques dedilhados com as pontas dos dedos por todo o corpo, e depois utilizar outras partes da mão até sentir confiança de usar toda a mão.
O momento do banho, ao passar o xampu e o sabonete, é uma ótima oportunidade de começar essa massagem. Dê atenção aos pezinhos e mãozinhas (que coisa mais gostosa!).

Passar óleo antes do banho também pode ter ótimos efeitos, pois além do relaxamento, eles podem ser nutritivos e terapêuticos. O importante é usar óleo vegetal 100% puro e os mais recomendados são os de jojoba, abacate, amêndoas e semente de uva. Acrescentar a esse óleo algumas gotas (uma ou duas) de óleo essencial de lavanda e/ou camomila deixa a massagem ainda mais relaxante, pois esses têm efeito calmante.


Veena Mukti é terapeuta corporal, mãe de dois filhos nascidos de parto natural domiciliar. Trabalha com Yoga-Massagem Ayurvédica, Yoga para Gestantes, Massagem para Gestantes, dá cursos de Shantala para pais e para profissionais.
www.veenamukti.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário