Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Da Pele para Dentro

Por Cris Ayres

O limite do mundo interior e o mundo exterior é a pele que nos recobre, portanto há necessidade de atenção para manter este tecido nutrido e saudável.

A pele comporta-se como uma eficiente barreira, impedindo o ressecamento do organismo e protegendo-o das agressões externas, tanto mecânicas quanto físicas, químicas e microbianas.

A cada dia, estamos mais expostos às agressões climáticas, ao pó e à poluição, especialmente nas grandes metrópoles. Um estilo de vida agitado e tenso, má alimentação e sono insuficiente, também são fatores agravantes de problemas e envelhecimento da pele, gerados por toxinas.

Podemos diferenciar a pele das pessoas com predominância de cada dosha (em harmonia e desarmonia) pela coloração, pigmentação, textura, manchas etc. Podemos então dizer que:

Pitta (fogo + água): pele sedosa e morna, com tendências a oleosidade, quente, espinhas inflamadas, erupções e inflamações gerais.

Vata (ar + éter): pele seca, fria, áspera, manchas escuras, ressecadas, rachadas, desidratadas.

Kapha (terra + água): tendência a ter pele normal, saudável, macia e hidratada; podem aparecer manchas claras, pele úmida e fria, espinhas sem inflamação e cravos brancos.

Seguem algumas dicas para manter todas as peles mais frescas neste verão:

Tonificante
Um bom tonificante é refrescante e não alcoólico, ajuda a remover os resíduos, refina os poros e tonifica a pele, preparando-a para o tratamento hidratante.

Pitta: água de manjericão ou laranjeira ou uma mistura em partes iguais de chá de erva doce e coentro.

Vata: água de rosas pura.

Kapha: avelã em pó com água de rosas ou chá de confrey ou alecrim (sempre coado).

Alerta: Antes de aplicar qualquer cosmético na pele, mesmo que seja natural, teste-o na parte interna do braço, deixando agir durante o mesmo tempo que aplicaria no tratamento. Se houver irritação, lave bem a pele e descarte a mistura.

Cristiane Ayres dedica-se há oito anos ao estudo e pesquisas do Ayurveda. Sua formação é exclusiva na área de terapias, sendo diplomada em Ayurveda, Terapias Quânticas, Cura Prânica, Naturopatia da Índia e Aromaterapia. Hoje ministra aulas de Ayurveda clássico e ensina a metodologia que desenvolveu na área de rejuvenescimento e estética.
www.ayurelements.com
fone (21) 8273-1827


Nenhum comentário:

Postar um comentário