Páginas

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A Gravidez e os Cinco Elementos

Por Maíra Duarte

A união do espermatozóide com óvulo dá início a uma nova vida e é neste momento que se forma o prakrut do ser humano, sua constituição original. Esta origem influenciará todos os processos metabólicos, emocionais e a estrutura corporal desta nova pessoa.

Durante cada fase da gravidez, o bebê desenvolve tecidos e órgãos específicos e todos os cuidados com a gestante devem respeitar os processos da mãe e do bebê. A mãe necessita dos elementos terra e água não só em quantidade, mas principalmente em qualidade. Estes elementos são responsáveis pela estruturação e crescimento dos tecidos. A necessidade da gestante de reter e ingerir em maior quantidade os elementos terra e água faz com que ela facilmente acumule toxinas. Por isso no Ayurveda são zeladas rotinas alimentares e práticas para equilibrar o bom fluxo da terra e da água durante a gravidez.

Todos os movimentos do nosso corpo são regidos pelo elemento ar. O processo intenso de transformação e a transferência energética da gestante para o bebê representam atividade excessiva do ar. Os alimentos e as práticas que nutrem a gestante com os elementos terra e água ajudam a equilibrar este excesso.

A alimentação, as aplicações de óleo e a respiração adequada são as principais formas de manter a mulher equilibrada. Durante a gestação também é fundamental manter as eliminações naturais reguladas (urina, fezes e suor), assim como expressar as emoções. Existem três aspectos fundamentais para o organismo se manter saudável: ingerir alimentos saudáveis, metabolizar bem os alimentos e eliminar as excreções adequadamente. Durante a gestação é dada atenção redobrada para que isso seja respeitado, já que os tecidos do bebê estão sendo formados e a gestante necessita de energia extra para gerar uma nova vida.

As eliminações reguladas favorecem um bom trabalho de parto. De acordo com o Ayurveda, existe o vento descendente (apana) que atua no nosso corpo regendo as principais eliminações e também a expulsão do bebê na hora do nascimento. Por isso, quando as eliminações, principalmente fezes e urina, estão fluindo de forma adequada, o vento descendente vai favorecer um bom trabalho de parto.


Maíra é terapeuta ayurvédica formada Escola Yoga Brahma Vidyalaya e no Curso Avançado de Ayurveda pela Academia Internacional de Ayurveda, na Índia. Especializou-se nos cuidados ayurvédicos com a gestante (Perfect Pregnancy Program). Doula formada pelo GAMA (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa) e pela ONG Amigas do Parto, Maíra realiza acompanhamento de gestantes durante a gravidez, trabalho de parto e pós-parto. mairaduarte@gmail.com, (11) 8415-8222


Nenhum comentário:

Postar um comentário