Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Yoga e Obesidade

Por Ceres Teixeira de Moura

O Yoga é uma prática holística milenar repleta de benefícios terapêuticos. É uma filosofia de vida irmã do Ayurveda que preconiza hábitos saudáveis para o corpo, a mente e o espírito. Dentre seus maravilhosos recursos, os exercícios respiratórios estão entre os principais para favorecer o bem-estar e o equilíbrio. Os pranayamas (exercícios respiratórios) atuam na captação, armazenamento e distribuição consciente de oxigênio e bioenergia (prana). É por meio do controle da respiração que conseguimos alterar estados emocionais, diminuir a ansiedade e combater o estresse.

O Yoga oferece um leque de opções, mas podemos citar como exemplos alguns pranayamas específicos como sitali e sitkari que atuam sobre o hipotálamo, regulando a sensação de fome e proporcionando serenidade; rajas e bhastrika que aumentam a vitalidade, minimizando sentimentos de depressão e melhorando a autoestima.

As posições psicofísicas do Yoga (asanas) desenvolvem a força muscular, a flexibilidade, o vigor, a concentração, a consciência corporal e o equilíbrio. Quando executadas de maneira mais intensa, proporcionam maior gasto energético. Para os de constituição kapha, comumente mais gordinhos, recomenda-se executar os asanas com mais repetições e menor tempo de permanência.

Os bandhas (compressões musculares) são excelentes coadjuvantes, pelo efeito específico sobre o sistema nervoso e glandular, equilibrando a produção hormonal. O uddiyana bandha e o nauli kriya são técnicas que massageiam os órgãos do aparelho digestivo, tonificando baço, pâncreas, fígado, estômago e intestinos. O jihva bandha atua sobre as glândulas salivares, a hipófise e a pineal, chamadas glândulas mestras, por regularem todas as funções corporais e psíquicas. Já o jalandhara bandha equilibra as funções da tireoide, responsável pelo metabolismo e paratireoides, responsáveis pela captação de cálcio no organismo. Quando executados juntamente com os asanas, mudras e pranayamas específicos, formam um feixe de técnicas que potencializam todos os benefícios.

Por fim, podemos ressaltar os fantásticos efeitos proporcionados pelas inúmeras técnicas de relaxamento, mentalização e meditação. O relaxamento consciente é um meio eficaz de combate à tensão e padrões psicológicos nocivos. Descontrai todo o corpo, desacelera o biorritmo e acalma a mente.

As técnicas de mentalização são aplicadas para desenvolver, unificar e direcionar a força do pensamento. O sankalpa é uma resolução interna que se faz com correta intenção para cumprir um objetivo específico. Consiste em concentrar a energia da mente criando em pensamentos aquilo que se almeja alcançar, tanto no plano da matéria, como em níveis mais sutis. Assim, o sankalpa penetra no subconsciente, despertando e potencializando as qualidades positivas naturais que a pessoa já dispõe, mas que frequentemente mantém adormecidas por não reconhecê-las.

A meditação é a desaceleração das ondas mentais. Consiste em deter as turbulências da mente e criar um estado interior no qual nos tornamos conscientes de nossos pensamentos e emoções, gerando um estado de perfeita lucidez, total alerta, plena atenção e equanimidade, eliminando antigos condicionamentos e proporcionando um desenvolvimento pleno na profundeza do ser.

Essas práticas são ferramentas poderosas para o equilíbrio geral do corpo que, com o autoconhecimento, passa a reconhecer hábitos saudáveis e a descartar vícios que prejudicam a saúde. A perda de peso é apenas uma consequencia do equilíbrio integral.

Ceres Moura é adepta do Yoga e vegetariana há 30 anos. Nutricionista , terapeuta ayurvédica e professora de formação de instrutores de Yoga.
http://www.lakshmi.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário