Páginas

terça-feira, 4 de maio de 2010

Devi Yoga

A professora Marlei Caroli desenvolveu uma prática direcionada às mulheres e para o resgate da feminilidade, ofuscada pelos vários papéis que a mulher de hoje tem que representar.

1. Como é o devi yoga (intenção e estrutura da aula)?
É uma prática leve e moderada de Hatha Yoga, com descansos entre as posturas, permitindo o equilíbrio entre atividade e repouso.

A prática de asanas (posturas do Yoga) e pranayamas (exercícios respiratórios) é baseada no conhecimento da anatomia visível e energética do corpo, movimentando a energia vital purificadora e restauradora.

A meditação, também presente em toda aula, é um momento para vivenciar níveis mais silenciosos e profundos da mente, um aspecto relevante para integrar corpo, mente e espírito. Criando um ambiente interior puro, um espaço sagrado, limpando a mente e as intenções.

2. Como os hábitos de hoje impactam a feminilidade?
Afastando-nos da nossa verdadeira natureza, seja ela feminina ou masculina!
O Devi Yoga aproxima cada um, aos poucos, do seu verdadeiro ser. Não entra em conflito com os sentimentos religiosos e a cada aula o corpo se torna um espaço mais sagrado onde a vida se manifesta.

Alguns outros benefícios da prática:

. retarda o envelhecimento celular;
. estabiliza a produção hormonal;
. reduz a perda muscular;
. alivia dores provocadas por desalinhamentos posturais;
. equilibra o processo digestivo e recupera a tonicidade intestinal;
. recupera a leveza, segurança de movimentos e a flexibilidade;
. revigora o ritmo respiratório;
. melhora a oxigenação dos tecidos;
. suaviza sintomas de distúrbios cardiovasculares;
. torna o sono mais tranquilo;
. exercita a concentração e a memória.

3. Qual o impacto da perda da feminilidade?
Perdemos a suavidade, a segurança, o descanso, o primeiro passo do filho, a reunião da escola, o pedalar no parque, o abraço na hora da febre, o prazer na simplicidade, o Deus nas pequenas coisas.

Ganhamos insônia, síndrome do pânico, depressão, insatisfação, lares desfeitos, muitos papéis a representar, contas a pagar.

Devi Yoga nos devolve o paraíso perdido, o melhor de todos os mundos, o estar bem, o bem viver, o estar do lado de dentro!

4. Como a prática pode ajudar no resgate da feminilidade?
Ajudando-nos a agir de forma ativa e não reativa, com consciência, com presença, não apenas baseados nas influências do ambiente e pessoas.

Mas, na verdade, tudo que buscamos com o Devi Yoga já está dentro de nós! O amor já está! O Yoga já está! A alegria, o contentamento, a paz, o amor, a perfeição que nos permeia dando-nos vida, beleza, leveza e liberdade nas mais diversas formas.

A prática nos revela essa realidade dia após dia e, por entre nossas imperfeições, erros e aprendizados, resgatamos a bondade da "Grande Mãe", elegante e humana, encantada e encantadora, interessada e interessante.

Experimente a prática

Prepare o ambiente com música agradável e calma, perfume e luz suave.
- Sukhasana (postura fácil) – tornozelos cruzados, coluna ereta sustentando pescoço e cabeça, mãos relaxadas sobre as pernas – Busque o aquietamento observando o fluxo natural da respiração – 5 minutos. *O silêncio na mente revela paz interior.

- Bidalasana (respiração do gato) – em quatro apoios, com palmas das mãos abaixo dos ombros e joelhos abaixo dos quadris, ao inspirar eleve o peito olhando para frente e ao expirar curve a coluna olhando para o umbigo; repita por cinco respirações. *Ameniza cólicas, TPM e estimula a libido.

- Tadasana (postura da montanha) – em pé, alinhe-se dos pés à cabeça, ligando terra e céu através de seu corpo, mãos a frente do peito em gesto de prece. Ao inspirar eleve os braços e ao expirar desça os braços pelos lados do tronco. Cinco respirações. *Estimula a concentração, equilíbrio e o fluir da energia.

- Utanasana (postura do alongamento intenso) – ao expirar, dobre suavemente os joelhos e solte o tronco, tocando os dedos das mãos no chão. Três respirações. *Minimiza o estresse, relaxando as costas, ombros, pescoço e a cabeça.

- Bujangasana (postura da cobra) – deite-se com o umbigo no chão, pernas esticadas para trás e os cotovelos abaixo dos ombros, antebraços e mão no chão. Eleve o peito e empurre a cabeça para trás sem dobrar a cervical. Permaneça cinco respirações. *Atua nos ovários e útero.

- Sukhasana (com torção suave) – tornozelos cruzados, coluna ereta, coloque a mão direita atrás do tronco, a esquerda sobre o joelho direito e torça para o lado direito olhando por cima do ombro, cinco respirações. Repita para o lado esquerdo. *Combate a prisão de ventre, massageia fígado, rins, baço e pâncreas.

- Viparita karani (postura das pernas contra a parede) – deite-se de costas no chão com uma almofada amparando a porção lombar da coluna, braços ao longo do tronco e palmas das mãos para cima. Apoie as pernas na parede a 90 graus. Permaneça por dez respirações. *Estimula as funções ovarianas e reduz ansiedade e estresse.

- Shavasana (postura do cadáver) – deite-se e relaxe por 10 minutos com respiração suave e natural.*Renovação total, rejuvenescimento, harmonização da energia.

OMMMMMM - Namaste!

Marlei Caroli dará aula no Yoga pela Paz 2010, dedica-se ao estudo das filosofias do oriente, em particular o Yoga, hinduísmo e budismo. Formada instrutora de Yoga no curso de pós-graduação da FMU-SP e Kaivalyadhama Yoga Institute – Lonavla (Índia) participou de vivências meditativas e yógicas em ashrams e monastérios. Utiliza várias fontes de conhecimento, abordagens tradicionais e contemporâneas em seu trabalho de equilíbrio integral. Influências que resultam numa linguagem afinada com corpo, mente e espírito; um olhar amoroso onde os opostos se complementam, criando uma proposta de estilo de vida que traduz seu ideal: liberdade!

mahadevioga.blogspot.com
marleic@hotmail.com
Marlei Caroli – Facebook
Marlei Caroli – Orkut
Tel. 55 11 5182 8310
Cel. 55 11 6729 3219


Nenhum comentário:

Postar um comentário