Páginas

terça-feira, 4 de maio de 2010

Poder Feminino

Por Maíra Duarte

Shakti Prana é a energia que permeia os dois chakras inferiores localizados perto do períneo e do sacro. É a força vital do organismo e protege os órgãos do sistema reprodutor e, em especial, a energia feminina primordial contida em nossos genitais, útero e abdome. Também nos confere o poder de criar a vida, mover energia e curar a nós mesmas. Segundo ensinamentos védicos, o útero tem a função de guardar e nutrir os poderes de cura contidos dentro das mulheres. A ingestão de pílulas, hormônios, antibióticos, químicos e agrotóxicos desequilibra os ritmos internos do corpo, prejudicando a perfeita fluidez de shakti prana, gerando desequilíbrio hormonal e doenças.


Postura para ativar o shakti prana
Deite-se de barriga para cima em um local confortável e silencioso. As orientações védicas recomendam que a cabeça esteja voltada para o leste, porém se isso não for possível não é impedimento para a realização da postura. Una as solas dos pés deixando que os joelhos dobrem e caiam naturalmente para as laterais do corpo aumentando o alongamento da articulação coxofemoral. Não force, permita que o peso das pernas conduza o alongamento até o limite do corpo. Respire profundamente.

Na respiração, a primeira parte que infla com a entrada do ar é o baixo ventre, em seguida o abdome. Na expiração, o que retrai primeiro é o abdome, depois o baixo ventre. Mantenha-se nessa postura por 5 minutos, desde que não haja desconforto. Com o tempo de prática a postura aliada à respiração se tornará confortável e você poderá permanecer o tempo que considerar necessário.

Dica: se de alguma forma estiver desconfortável o alongamento da virilha, apoie sob os joelhos dois cobertores, um de cada lado para que o relaxamento seja completo.

Yoni mudra – selo do útero
Coloque uma mão ao lado da outra com as palmas voltadas para seu rosto e olhe para elas. Entrelace os dedos mínimos e una as pontas dos anulares formando um triângulo. Com o indicador direito segure a ponta do dedo médio esquerdo (por trás do triângulo) e faça o mesmo com o indicador esquerdo. Encoste as pontas dos polegares nas bases dos dedos médios.

Caso seus dedos tenham pouca flexibilidade ou estejam enrijecidos, você pode ter dificuldade na execução do mudra. Após a primeira semana de prática diária, o desconforto dará lugar a uma sensação de satisfação e proporcionará aumento de circulação de prana na região do útero, fortalecendo o e preparando-o para o momento do parto.

Leia também:

Exercícios de respiração para grávidas.

Prática de Yoga para grávidas.

A gravidez segundo o Ayurveda.

Maíra é terapeuta ayurvédica formada pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya e no Curso Avançado de Ayurveda pela Academia Internacional de Ayurveda, na Índia. Especializou-se nos cuidados ayurvédicos com a gestante (Perfect Pregnancy Program). Doula formada pelo Gama (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa) e pela ONG Amigas do Parto, Maíra realiza acompanhamento de gestantes durante a gravidez, trabalho de parto e pós-parto. mairaduarte@gmail.com, (11) 8415-8222.


Nenhum comentário:

Postar um comentário