Páginas

quarta-feira, 17 de março de 2010

Energia para Dois

Por Maíra Duarte

O elemento ar é responsável pelo movimento e coordenação do organismo, dos movimentos voluntários e involuntários. Segundo o Ayurveda, além da inalação e exalação, outras importantes funções são reguladas pelo ar em nossos corpos, como o fluxo dos pensamentos, o movimento peristáltico dos intestinos e o ritmo cardíaco. O ar é também responsável pela movimentação dos outros elementos em nosso organismo e, portanto, tem papel fundamental na manutenção da nossa saúde.

De que adianta ingerir alimentos saudáveis se o organismo não movimenta adequadamente as toxinas e os nutrientes? De que adianta ter órgãos estruturalmente saudáveis se eles não se movimentam adequadamente? Por isso, é fundamental para o bem-estar físico, mental e emocional a prática regular de exercícios respiratórios.

É importante salientar que o mesmo poder que um exercício respiratório, quando bem feito, tem de nos equilibrar, quando mal feito pode nos desequilibrar. Ou seja, nunca se esforce demais durante os exercícios respiratórios, não altere a estrutura do exercício sem alguém experiente orientando e não ultrapasse 15 minutos de prática. Cinco minutos de exercícios, praticados de uma a três vezes ao dia, são suficientes para usufruir dos benefícios. Os exercícios respiratórios são praticados principalmente para equilibrar o elemento ar e aumentar os níveis de prana (energia vital inteligente) no organismo.

Respiração Completa

Sente-se confortavelmente com tronco ereto. Inspire continuamente pelas narinas. Encha a parte inferior dos pulmões e perceba a expansão da região pélvica. A seguir, encha a parte mediana dos pulmões, ampliando o tórax e empurrando as costelas baixas e o externo. Finalmente, encha a parte superior dos pulmões, projetando a parte superior do tórax e erguendo-o junto com as costelas superiores.

Você perceberá três movimentos distintos, mas a inalação deve ser contínua e fluida ampliando o tórax inteiro, do diafragma para o ponto mais alto do tórax em um movimento uniforme. Com o tempo de prática, o movimento se torna mais fluido. Segure a respiração durante alguns segundos e exale lentamente pela boca. Pratique se possível na frente de um espelho com suas mãos em cima do abdômen para sentir todos os movimentos.

Exalando com Som

Inspire profundamente. Encontre um som que lhe pareça adequado e ao expirar deixe-o ecoar. Perceba que a respiração vibra com o som. Deixe a vibração percorrer seu corpo, começando na garganta, percorrendo todo o corpo em um movimento descendente até sair pelo colo do útero. Permita que o som tome conta do corpo e que sua vibração desbloqueie qualquer foco de obstrução física ou energética.

Os sons podem variar entre gemidos, suspiros ou até mesmo gritos. Sinta os sons que seu corpo precisa e permita que ele trabalhe terapeuticamente aliado à respiração.

Durante a gestação, treine os gemidos sozinha ou acompanhada. Perceba a melhor forma de deixá-los fluir naturalmente, acostume-se com isso. Assim, no momento do parto, essa prática será orgânica e mais fácil de aplicar. Ajuda muito no alívio da dor e no movimento de descida do bebê pela abertura do útero e canal vaginal.

Maíra é terapeuta ayurvédica formada pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya e no Curso Avançado de Ayurveda pela Academia Internacional de Ayurveda, na Índia. Especializou-se nos cuidados ayurvédicos com a gestante (Perfect Pregnancy Program). Doula formada pelo Gama (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa) e pela ONG Amigas do Parto, Maíra realiza acompanhamento de gestantes durante a gravidez, trabalho de parto e pós-parto. mairaduarte@gmail.com, (11) 8415-8222.


Nenhum comentário:

Postar um comentário