Páginas

quinta-feira, 4 de março de 2010

Yoga nas Alturas

Por Madu Cabral

A primeira vez na vida que escutei uma pessoa falar sobre escalada foi um argentino que morava nas montanhas e vivia para escalar. Ele disse que achava a escalada um exercício físico maravilhoso, pois o corpo, quando em uma via, deve estar firme, mas confortável.



Apesar dessa pessoa nunca ter feito Yoga na vida, ele descreveu um dos mais famosos textos da literatura yógica, o Yoga Sutras de Patanjali, que diz que "asana (postura do Yoga) é a postura firme e confortável" (Yoga Sutra, II:46).

As semelhanças não param por aí, uma prática pode complementar muito bem a outra, física e mentalmente.



Equilíbrio Físico

A consciência corporal que o Yoga promove facilita a coordenação entre os movimentos de pernas e braços, muito importante na prática de escalada, tanto para saber como se deslocar agarrado a uma pedra quanto para economizar energia.

Essa mesma consciência pode prevenir muitas lesões, como explica o escalador Luciano Fernandes: "Na escalada são comuns as tendinites e torções nas articulações. Muitas dessas lesões acontecem porque os escaladores ultrapassam seus limites físicos para vencer os desafios da escalada".

Luciano, que é editor de um blog especializado em escalada, também ensina que o preparo físico para quem quer escalar vai além do fortalecimento dos braços. "Boa flexibilidade e alongamento, tensão corporal e equilíbrio isométrico são muito mais importantes do que força sobrecomum nos braços". Quem busca esse preparo físico equilibrado, que vai além da pura força muscular, pode encontrar no Yoga um forte aliado.

Entre essas qualidades, o alongamento merece um destaque especial. "Com mais alongamento ganha-se mais amplitude de movimento e consequentemente mais opções de como posicionar o corpo", explica o professor de Yoga e escalador Eduardo Sobrosa.



Um Forte Aliado

O foco na respiração durante uma via de escalada, para manter a calma diante dos riscos de estar pendurado a muitos metros do chão, é essencial.

"Para manter o foco no movimento que está executando, para manter a calma e evitar a ansiedade (controlando o medo principalmente), a respiração é fundamental", acrescenta Luciano. Além disso, a sincronia entre a respiração e os movimentos – o que no Yoga é conhecido como vinyasa – dá força e ajuda a vencer desafios que, com a respiração errada, seriam impossíveis.



Atenção!

A escalada promove uma vivência intensa de um dos principais objetivos do Yoga: a atenção no momento presente.

Podemos levar nosso corpo para uma prática de asanas e deixar nossa mente em qualquer outro lugar. Claro que isso aumenta os riscos de lesões, além de ser uma tremenda perda de tempo. Mas a atenção plena toma outra dimensão quando sua vida depende disso. A prática de escalada não tem espaço para distrações e devaneios, a mente tem que estar totalmente desperta, desde o primeiro nó na corda até o último movimento no topo da montanha. Quando o que está em risco é a própria vida, a mente parece se domesticar por alguns momentos.



Luciano Fernandes: blogdescalada.blogspot.com
Eduardo Sobrosa: http://www.yogakailash.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário