Páginas

quarta-feira, 17 de março de 2010

Hora de Dormir

Por Madu Cabral

Já escrevemos alguns textos sobre a importância de uma boa noite de sono, mas quando se trata do sono das crianças o assunto fica ainda mais sério. As crianças devem dormir de oito a dez horas por noite para manter o equilíbrio geral da saúde.

Enquanto se dorme, o metabolismo diminui e o organismo descansa. É também durante o sono que o hormônio do crescimento é produzido e, portanto, precisamos dormir para crescer.

Mas colocar a criançada na cama nem sempre é tarefa fácil, muitos preferem dormir na frente da televisão ou lutam contra o sono no sofá da sala até acabar as forças. “Um bom começo é transformar a casa em um ambiente mais tranquilo”, explica a professora de Yoga para crianças Melissa Franchi. Com um pouco de disposição dos pais, pode ser criada uma rotina saudável para preparar uma boa noite de sono. “Algumas posturas bem simples podem ser feitas na cama para acalmar, seguidas de uma historinha que é como uma meditação”, indica Melissa. Veja algumas dicas da professora para essa rotina:

Prepare o ambiente

Se a casa inteira estiver mais calma, sem sons muito altos ou luzes muito fortes, a criança também se acalmará. O quarto do pequeno também deve ter uma luz mais fraca.

Voz que acalma

Quem for cumprir o papel de professor nesse momento deve se lembrar de manter a voz baixa e suave.

Yoga na cama

Algumas posturas podem ajudar a relaxar as tensões do corpo e preparar para a noite que segue:

Vajrasana (postura do diamante): peça para a criança sentar sobre os calcanhares, de joelhos no colchão e fazer movimentos circulares, bem lentos, com a cabeça. Três círculos para cada lado são suficientes.

Paschimottanasana (postura da pinça): depois, o pequeno pode se sentar com as pernas estendidas e inclinar o tronco, com a cabeça bem relaxada, caminhando com as mãos na direção dos pés. Vale segurar na altura dos joelhos, nas canelas ou nos pés, onde for confortável, enquanto faz cinco respirações bem profundas.

Apanasana (postura do vento descendente): agora já é hora de deitar. Com a barriga para cima a criança pode trazer os joelhos em direção ao peito, soltando bem o corpinho no colchão. Peça que inspire lentamente pelas narinas e solte o ar pela boca. Cinco respirações são suficientes para relaxar.

História para dormir

Essa “historinha da imaginação” serve como uma breve meditação guiada e pode ajudar a cair no sono. Conduza a criança ao relaxamento desta forma: “Feche os olhos e imagine que seu colchão começa a flutuar como um tapete mágico. Veja-o passando pelas nuvens em uma viagem encantada. Sinta as nuvens passando bem pertinho, leves e fofinhas e agora sinta seu corpo leve como elas. Veja que as estrelas começam a brilhar e o céu está ficando escuro. Já é hora de dormir”.

Massagem

O óleo essencial de lavanda é ótimo para acalmar e é ótimo para finalizar o dia com uma massagem nos pés. Misture cinco gotas de óleo essencial de lavanda a uma colher de sopa de óleo vegetal (como amêndoas ou girassol) e esfregue lentamente os pés da criança. Nenhuma técnica é necessária, só um carinho profundo nos pezinhos. Massageie bastante cada um dos dedos.

Melissa é professora de Yoga, dá aula para crianças no CIYMAM e fez especialização no Radiant Child Institute com Shakta k. Khalsa.
franchimelissa@hotmail.com
www.ciymam.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário