Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2010

Insônia Segundo o Ayurveda

Por Dra. Maria de Fátima Martinhão

Segundo o Ayurveda, a insônia é um sintoma característico de distúrbio nervoso vata, a qual normalmente vem acompanhada de nervosismo, ansiedade, hipersensibilidade, excesso de pensamentos e preocupações. Esse distúrbio do sono compreende três padrões:

- Dificuldade para iniciar o sono.
- Sono superficial ou leve.
- Dificuldade para voltar a dormir ao acordar no meio da noite.

Origem
As causas da insônia estão relacionadas com desequilíbrios nos três doshas (biótipos do Ayurveda):

- Desequilíbrio em vata dosha está relacionado com: estresse, excesso de pensamentos, ingestão de drogas ou estimulantes, excesso de viagens, ansiedade, excesso de trabalho, dieta muito leve com alimentos leves, secos e frios e excesso de estímulos sensoriais.
- Desequilíbrio em pitta dosha está relacionado com: emoções mal resolvidas, desejos descontrolados, consumo excessivo de alimentos quentes e estimulantes e exposição ao calor e ao sol.
- Desequilíbrio em kapha dosha: esse dosha tende mais ao excesso de sono; a insônia pode ocorrer como um distúrbio congestivo que bloqueia os canais mentais.

Consequências
Com o passar do tempo, o insone crônico começa a apresentar sinais e sintomas de degeneração física e nervosa. Esses sintomas diferem de acordo com o dosha, tanto da pessoa (prakrutti) quanto do distúrbio (vikrutti):

- O tipo vata apresentará mais nervosismo, medo, lapsos de memória, ansiedade, emagrecimento e envelhecimento precoce da pele.
- O tipo pitta apresentará mais irritabilidade, ciúmes, raiva e ressentimento.
- O tipo kapha apresentará bloqueios mentais.

Soluções
O tratamento ayurvédico considera sempre o indivíduo em sua integridade física, psíquica, social e espiritual. Desta forma, de acordo com cada desequilíbrio predominante, serão prescritos:

- Ervas.
- Asanas (posturas do Yoga).
- Dieta mais pesada que ajude a assentar com raízes de vegetais, grãos integrais e evitar alimentos muito estimulantes.
- Meditação tranquila antes de dormir para liberar conscientemente as tensões e preocupações. É recomendada a prática de entrega da mente ao divino em completa fé.
- Pranayamas que esfriem o cérebro e diminuam a acidez do organismo como o sitali e o chandra pranayama.
- Prática de mantras de acordo com cada dosha.

Dra. Maria Fátima Martinhão é formada em medicina com residência médica em clínica e patologia clínica. Estuda fitoterapia há 15 anos e Ayurveda há 5. Seus estudos de medicina ayurvédica começaram com o Dr. José Ruguê, seguidos de cursos na Gujarat Ayurveda Universety, especialização em panchakarma em Kerala e aulas particulares com o dr. Vasant Lad.


2 comentários:

  1. It's a mixer of the body of insects and fungus. A fungus on a caterpillar's head, which is used as a medicine. It has an Indian name called Kida Jadi, which is known as an insect herb. Kida Jadi founds on the Himalayas, also known as Himalayan Viagra and energy booster, also effective for many diseases, including impotence and cancer, more expensive than sleep. It reduces tiredness and improves strength, increases energy levels as a result of it has the most demanded in China, where it is used for medical purposes since the 14th century. Keeda Jadi Supplier Cordyceps Sinensis Supplier In Delhi

    ResponderExcluir