Páginas

terça-feira, 23 de março de 2010

Intenção I

Por Gerson D'Addio

A intenção na prática de asanas (posturas do Yoga) depende da compreensão de um sistema filosófico que ampara esta prática. Asanas devem ser executados sem a influência das nossas expectativas, norteados pelas sensações presentes, sem valorizar aspectos externos que possam servir como parâmetros de comparação com outrem, respeitando-se a própria integridade, sem ser violento, sendo verdadeiro ao reconhecer os limites e explorar as potencialidades. Se somente fizermos posições com o corpo, sem incorporar estes valores inerentes aos sistemas de Yoga, nossa prática não será de Yoga.

Para permear a prática com esta intenção, devemos buscar constantemente inspiração nas fontes consagradas, tais como a Gita e o Yoga Sutra. Devemos também meditar regularmente, colocando a intenção e a atenção à frente de tudo o que fazemos, porém, sempre conscientes de que alimentar desejos de resultados, apego ao que já se logrou um dia ou preocupações, dúvidas e desânimo, são todos fatores que nos desviam de um caminho de aprofundamento na prática de asanas.


Gerson D'Addio da Silva é comunicador social e educador físico formado pela USP, pratica Yoga há 19 anos e leciona há 14. Formado em Yoga pela UniFMU e Kaivalyadhama Institute de Lonavla – Índia – é mestre em ciências pela FMUSP. Coordena o curso livre de formação da Humaniversidade e é professor no Colégio Marista Arquidiocesano e em vários cursos na área.


Nenhum comentário:

Postar um comentário