Por Gustavo Ponce
A pressão sanguínea sobe e baixa naturalmente ao longo do dia, dependendo da atividade realizada. Mas, quando se mantém elevada de forma consistente, esse quadro é chamado de pressão alta ou hipertensão.
Essa condição do sistema circulatório (ou cardiovascular) coloca um grande peso sobre o coração, que tem que trabalhar mais arduamente para bombear sangue pelo corpo. Esse quadro pode levar a sérias complicações como infarto, problemas nos rins e nos olhos. O coração é uma bomba que envia sangue por uma grande rede de artérias que cobre cada parte do corpo. As paredes das artérias têm músculos que as dilatam e contraem.
Quando se contraem, o sangue não consegue fluir com facilidade, aumentando a pressão sanguínea. Exercícios físicos, excitação, tensão e outras condições emocionais aumentam os batimentos cardíacos e, ainda que temporariamente, a pressão sanguínea. A maior parte das pessoas volta à pressão normal quando descansam. Mas nas pessoas que sofrem de hipertensão, a pressão se mantém elevada o tempo todo.
Entre as pessoas que sofrem de hipertensão, encontramos estresse, altos níveis de colesterol (que bloqueiam as artérias), excesso de sal ou de álcool, cigarro, sobrepeso e outras condições médicas.
Essa condição - principalmente quando em pessoas com mais de 40 anos, histórico familiar de pressão alta ou de problemas cardíacos - pode ser prevenida. Sem dúvida, o Yoga, junto com uma dieta apropriada e massagens, é uma ferramenta natural à nossa disposição para prevenir e, no caso da doença já instalada, ajuda a lidar com o problema.
Principalmente o Yoga pode trazer benefícios em dobro, pois fortalece e relaxa o corpo, além de ajudar a acalmar a mente com técnicas de pranayama (exercícios respiratórios) e meditação.
Posturas recomendadas
1. Supta baddha konasana (postura reclinada do ângulo): mantenha de 3 a 5 minutos;
2. Viparita dandasana (postura invertida do bastão), com almofadão: mantenha de 2 a 3 minutos;
3. Setubandha sarvangasana (postura da ponte): mantenha por 2 minutos;
4. Supta virasana (postura reclinada do herói), com almofadões: mantenha por 2 minutos;
5. Viparita dandasana (postura invertida do bastão), com cadeira: mantenha por 1 minuto;
6. Viparita karani (postura das pernas contra a parede) com almofadão: mantenha de 2 a 3 minutos;
7. Ujjayi pranayama (respiração vitoriosa): faça de 5 a 10 minutos;
8. Viloma pranayama (respiração das narinas alternadas): faça por 3 minutos;
9. Savasana (postura do cadáver): mantenha por pelo menos 5 minutos.
http://www.canalom.com/
Modelo: Anita Carvalho
Fotos: Madu Cabral
Nenhum comentário:
Postar um comentário