Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

respire sua paz



Todas as práticas de Yoga lidam com o que chamamos de prana, que é a energia vital. Algumas dão mais importância a isso, outras menos, mas todas trabalham o prana do corpo direta ou indiretamente.



É importante trazer para o consciente a percepção desta energia que é inata do ser, direcionando a atenção para o que está acontecendo com a energia durante uma postura ou exercício de pranayama (respiratório).



O pranayama apresentado no vídeo acima é bem simples e de efeitos intensos. Ajuda a regular o ritmo respiratório e também as ondas mentais, preparando a mente para a meditação.



Mais ferramentas

Alguns elementos, como visualizações, podem nos ajudar a manter a mente presente. O estado de presença é fundamental para o êxito no pranayama ou em qualquer prática do Yoga.



Nesse caso, visualizaremos um quadrado para manter a mente presente e a respiração equilibrada. O quadrado representa o elemento terra que está relacionado ao primeiro chakra. Isso direciona nossa meditação a esse chakra, que está relacionado à materialidade, sobrevivência e solidez.



Visualize um quadrado e permaneça presente nesta visualização. Enquanto inspira, visualize um lado do quadrado. Retenha o ar nos pulmões, visualize o outro lado do quadrado. Expire visualizando mais um lado deste quadrado e, enquanto faz uma pausa sem ar, feche mentalmente este quadrado.



Mantenha os quatro tempos iguais. O pranayama deve ser sempre confortável. É possível aumentar o tempo a cada inspiração, desde que continue confortável e com os tempos iguais.




Evento relacionado:

Retiro de Yoga de Réveillon em São Francisco Xavier

Datas: 29 de dezembro a 2 de janeiro
Local: Gaia (São Francisco Xavier, SP)
INFOS AQUI


Rafael Bogoni é músico e buscou, através do Yoga, concentração e postura correta para as horas e horas de estudo do violão. Apaixonando-se por esta prática e pelos seus benefícios, decidiu dedicar-se ao Yoga com afinco. Praticante desde 1999, sob a orientação da professora Carmen Perez, formou-se professor de Yoga na “Escola de Yoga Carmen Perez”. Estudou escrituras antigas do Yoga com o professor de Sânscrito João C. B. Gonçalves (Doutorado em Sânscrito pela USP e praticante de Yoga). Dedica-se ao estudo do Yoga, continuamente, através de diversos cursos e livros, nos quais teve contato com grandes nomes do Yoga do Brasil e do mundo. Uniu a música à prática utilizando mantras em suas aulas. Ministra aulas de forma dinâmica, no estilo vinyasa, mantendo a essência do Yoga nos mantras, pranayamas e visualização dos chakras. Conduz a "Banda Samgita", grupo de mantras. Professor do estúdio Yogaflow, realiza retiros de Yoga, workshops e Kirtans.







Vídeos Banda‪ Saṃgīta ‬








Nenhum comentário:

Postar um comentário