Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

anatomia sutil Pranamaya Kosha


por gustavo ponce

O segundo, de menor densidade e por isso não visível ao olho humano, se chama Pranamaya Kosha ou corpo energético ou Pránico. É uma replica energética do corpo físico, ao qual dá vida e sustenta.
O ser humano capta o Prana de diferentes maneiras, sendo a mais importante o processo respiratório. Mediante a inspiração se absorve a energia que logo é armazenada e distribuída. O Prana é intercambiável dentro do homem e adota qualidades diferentes segundo o envoltório que alimenta e as funções que realiza. Do ponto de vista do Yoga é muito importante a interrelação Prana-mente, de forma que a modificação de um produz uma flutuação no outro. Neste principio estão baseados sistemas como o Hatha e Raja Yoga. Na prática yóguica atua-se conscientemente sobre o Prana, que se pode visualizar em forma de correntes luminosas que percorrem o corpo. A câmera Kirlian fotografa emanações luminosas dos campos energéticos do homem e os cientistas balizaram a energia Pránica com o nome de “bioplasma”.
O Prana que constitui o corpo energético é uma representação da energia cósmica universal, o Maha Prana. O mesmo que a energia elétrica em nosso lar transforma em luz, aquecimento, rádio, televisão, etc. assim o Prana também realiza diferentes funções no corpo físico, conhecidas como Pranavayu (ares vitais). As modificações ou funções que assume o Prana no corpo são dez, das quais cinco são as mais importantes: são conhecidas como os cinco Vayus ou Pancha Prana: Prana, Apana, Samana, Udana e Vyana. Cada Vayu localiza-se em uma zona do corpo onde atua e flui em uma direção determinada.
Prana Vayu: está na região torácica, entre a laringe e a parte superior do diafragma. Sua função principal consiste na absorção do oxigênio e do Prana por meio do movimento respiratório. Também é responsável pelo funcionamento do coração e pela absorção do alimento líquido e sólido. A direção de seu movimento é para cima.
Apana Vayu: localizado debaixo do umbigo. Trabalha em oposição a Prana Vayu e o complementa ao mesmo tempo. Sua função é a eliminação-expulsão de resíduos corporais e dependem dele o aparelho excretor e urinário. Governa também a menstruação, a ejaculação e é a força que opera durante o parto. Atua também na eliminação do anidrido de carbono mediante a expiração. Seu movimento é para baixo.
Samana Vayu: está situado entre o esterno e o umbigo. Encarrega-se de digerir os alimentos e assimilar o Prana que contêm. Proporciona vitalidade ao estômago, fígado, pâncreas e intestinos e regula suas secreções. Sua energia se move horizontalmente da esquerda para a direita e da direita para a esquerda.
Udana Vayu: localizado na área do pescoço, da cabeça e das extremidades. Regula a expressão facial e a fala e nutre os órgãos dos sentidos: olhos, nariz, ouvidos e língua. Realiza o movimento da garganta e mantem a força em cada músculo. Sua energia se move de forma circular.
Vyana Vayu: impregna todo o corpo realizando a função de integrador-coordenador dos demais Vayus. Reparte o Prana por todo o organismo, ajustando a circulação dos fluídos e da energia nervosa. Atua no movimento de músculos e articulações, ajudando a manter o corpo ereto, dotando-o de coesão em todas as suas partes.


Mais sobre os Koshas:

Cursos relacionados:
Curso Intensivo Especialização em Dynamic e PranaShakti Yoga com Gustavo Ponce
Data: 03 à 15 de janeiro
Local: Canal Om (Chile)
Infos.: AQUI


Curso Intensivo Especialização em Sattva  Yoga com Gustavo Ponce (Chile)
Data: 14 à 26 de fevereiro
Local: Canal Om (Chile)
Infos.: AQUI 


Nenhum comentário:

Postar um comentário