Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

anatomia sutil Vignanamaya Kosha


por gustavo ponce

O quarto é Vignanamaya Kosha o plano do conhecimento sutil ou da consciência.
Chama-se também envoltório psíquico ou corpo intuitivo. É constituído por Buddhi, o princípio discriminador, a inteligência que avalia, determina e decide. É também a sede do ego, o princípio de individualidade que nos faz sentir diferentes dos demais. Este Kosha está em contato com o mundo exterior através dos Tanmatras: Som, essência sutil do elemento éter; Tato, essência sutil do elemento ar; Forma e cor, essência sutil do elemento fogo; Sabor, essência sutil do elemento água; Odor, essência sutil do elemento terra.
Neste Kosha experimenta-se a autoconsciência ou consciência do Eu (estou consciente de que sou consciente). Residem em Vignanamaya Kosha, as faculdades superiores da mente. Quando se desperta seu potencial, mediante a prática de meditação, se manifestam a intuição ou conhecimento direto, a sabedoria, as percepções extra-sensoriais, as experiências fora do corpo, etc.
Vignanamaya Kosha e Anandamaya Kosha constituem o que geralmente entendemos como psiquismo e mente. São dois aspectos da mesma coisa e, junto com Pranamaya Kosha, formam o corpo sutil ou corpo astral. O homem reside no corpo sutil quando entra no estado de Swapta (nível subconsciente), quer dizer quando dorme e experimenta os sonhos. Durante Swapta se desvanece a percepção do corpo físico e do mundo exterior e a consciência se estabelece no mundo dos conteúdos mentais (pensamentos, imagens, emoções, memórias, etc.).


Mais sobre os Koshas:
Introdução


Cursos relacionados:
Curso Intensivo Especialização em Dynamic e PranaShakti Yoga com Gustavo Ponce
Data: 03 à 15 de janeiro
Local: Canal Om (Chile)
Infos.: AQUI


Curso Intensivo Especialização em Sattva  Yoga com Gustavo Ponce (Chile)
Data: 14 à 26 de fevereiro
Local: Canal Om (Chile)
Infos.: AQUI 


Nenhum comentário:

Postar um comentário