Páginas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

anatomia sutil os cinco koshas


por gustavo ponce

Os cinco Koshas formam uma unidade indivisível, influenciando-se mutuamente e interagindo como um todo. Cada corpo realiza suas funções próprias e está mais diretamente relacionado com algum nível de experiência, por exemplo:

* Annamaya Kosha está relacionado com a dimensão consciente da mente ou estado de vigília.

*Pranamaya Kosha está relacionado com as dimensões conscientes e subconscientes da mente e atua como vínculo entre o corpo físico e o corpo mental.

*Vigananamaya Kosha atua como nexo entre o corpo sutil e o corpo de plenitude ou felicidade, assim como, entre as dimensões subconscientes e inconscientes.

*Anandamaya Kosha está relacionado com a dimensão inconsciente da mente, os estados de sonho profundo, meditação e consciência homogênea.

No processo de evolução espiritual o praticante de Yoga vai aprofundando-se na experiência dos seus Koshas desde o mais denso até o mais sutil. Vai liberando-se das limitações que impõe os corpos até alcançar o corpo de plenitude ou felicidade, onde se produz a união da consciência individual com a Consciência Cósmica ou Ser Universal.

Destes cinco corpos o que nos interessa em relação aos Nadis, e Chakras, é o corpo de energia ou Pranamaya Kosha, formado por 72.000 canais energéticos chamados Nadis, que ao cruzar-se dão origem aos meridianos, base da ciência da acupuntura. A extensa rede de Nadis interconecta todo o corpo energético. Com certo treinamento estas correntes ou fluxos Pranicos (Nadis) podem ser dirigidos pela mente, atuando o Prana como veículo da consciência. O Prana que sustenta este Kosha existe como luz-energia, que pode ser absorvida e utilizada pelos outros corpos.



Cursos relacionados:
Curso Intensivo Especialização em Dynamic e PranaShakti Yoga com Gustavo Ponce
Data: 03 à 15 de janeiro
Local: Canal Om (Chile)
Infos.: AQUI


Curso Intensivo Especialização em Sattva  Yoga com Gustavo Ponce (Chile)
Data: 14 à 26 de fevereiro
Local: Canal Om (Chile)
Infos.: AQUI 


Nenhum comentário:

Postar um comentário