Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Manipura Chakra

Por Gustavo Ponce
O que são chakras AQUI.
Manipura significa “a cidade das jóias”, simbolizando a intensidade da energia ou Prana que reside neste vórtice. Também é chamado de “Chakra umbilical”. O Gautamiya Tantra diz: “o Manipura Chakra se chama assim porque brilha como uma jóia cintilante”. Encontra-se localizado na coluna, em frente ao umbigo e sua área de manifestação ou Kshetram é o plexo solar. Este Chakra tem dez pétalas de cor amarelo intenso, em cujo centro há um triangulo invertido de cor vermelha, e cuja posição indica a tendência descendente da energia. Em sua parte inferior está desenhado um carneiro cujo lombo carrega o Bijamantra RAM. O elemento deste Chakra é o fogo. Está relacionado com o corpo físico e seu órgão sensorial são os olhos, seu sentido a visão. Os órgãos de ação que lhe pertencem são as pernas. Fisiologicamente corresponde-se com o plexo solar e os órgãos da cavidade abdominal. Afeta as glândulas adrenais. Seu planeta dominante é o Sol.

A atividade de Manipura condiciona no individuo aspectos como a vitalidade, a vontade, a decisão, a iniciativa, a perseverança, etc. e a tendência a auto-afirmação e a manipular o mundo segundo os próprios desejos: conseguir riquezas, fama, poder, etc. Mediante a pratica yoguica se produz em Manipura um acontecimento importante conhecido como “ a união de Prana e Apana”.     

Texto do livro: PranaShakti Yoga, Gustavo Ponce

Nos próximos dias iremos publicar partes do livro de Gustavo Ponce que nos ensina sobre cada uma  das funções específicas dos chakras.

Cursos relacionados:
Curso Intensivo Especialização em Dynamic e PranaShakti Yoga com Gustavo Ponce
Data: 03 à 15 de janeiro
Local: Canal Om (Chile)
Infos.: AQUI

Curso Intensivo Especialização em Sattva  Yoga com Gustavo Ponce (Chile)
Data: 14 à 26 de fevereiro
Local: Canal Om (Chile)
Infos.: AQUI

Saiba mais sobre cada um dos chakras:
Muladhara Chakra
Swadistana Chakra


Nenhum comentário:

Postar um comentário