Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Menstruação consciente: dicas para cólicas

Por Marina Lito
Ilustração: Thaiana Almeida

Receitinhas naturais para aliviarmos as dores desse período!

Somente aos 18 anos comecei a ter cólicas, antes disso não acreditava no desconforto das minhas amigas que falavam “sofrer" de cólicas menstruais.  Foi só experimentando dessa dor tão aguda e desconfortável que explorei a respeito.

Por alguns anos achava que era uma dor que fazia parte do período menstrual e que tomar um remédio era a melhor solução. 

Hoje já posso dizer que manter uma rotina saudável é o melhor remédio.  Quando minha alimentação está equilibrada e mantenho uma prática de exercícios físicos constantes, não tenho nenhum tipo de desconforto físico durante o período. O corpo retém menos líquido e as dores também não aparecem. 

Troquei o remédio por várias dicas que compartilho aqui com vocês. As cólicas não precisam fazer parte do período menstrual, isso já é um grande alivio!

Sabem o porquê das cólicas menstruais?
Resposta do ginecologista dr. Ronaldo Carauta:
Na maioria das vezes a cólica menstrual não significa doença, mas um reflexo de um espasmo do útero. Em outras palavras, nada mais é do que uma contração muscular do útero.

Mas, se as cólicas pioram a cada mês, podem representar sintoma de doenças mais sérias, como infecções. Nesse caso, só uma consulta com ginecologista esclarece o diagnóstico.

Dica de chá da terapeuta Ayurvédica Laura Pires:
Para tomarmos alguns dias antes e durante nosso ciclo, ajuda no combate às cólicas: misturar as ervas de poejo, camomila, erva-doce e menta.

Dica para alívio imediato
Sugiro uma simpática trouxinha de gergelim, que faz as vezes de bolsa de água quente.  É muito fácil de fazer!

1. Escolha um tecido do seu gosto e corte um quadrado.
2. Em uma panela, aqueça três xícaras de sementes de gergelim. Utilize uma tampa, porque assim que as sementes começarem a pipocar, está pronto.
3. Estenda o tecido em cima de uma mesa, e coloque as sementes no centro.
 
No vídeo abaixo podemos aprender como fazer a trouxinha.

Dica de alimentos
Uma semana ou cinco dias antes do período menstrual, evite ou diminua o açúcar, as frituras, o café e o álcool. Pode reparar que o desconforto será muito menor!

 Dica de postura
A professora de Yoga, Parmatma Chris, nos sugere a postura baddha padmasana (postura do lótus entrelaçada).

O baddha padmasana é uma postura restaurativa que engaja o corpo como um todo, criando um circulo energético completo. Ao completarmos a postura, fazemos um oito com braços e pernas formando o símbolo de infinito.

É uma postura feminina, de entrega, que oferece relaxamento visceral, recarregando nossa própria energia.

Vale ressaltar antes que não é necessário fazer essa postura em sua fase avançada ou final, ela pode funcionar igualmente em forma simples, o importante é o conforto e o prazer de uma postura restaurativa para esse momento.

Postura final do baddha padmasana





Sente-se em lótus completo com os braços cruzados atrás das costas e segure os cotovelos nas costas. Segure com as mãos os dedões dos pés e leve a cabeça na direção do chão. Os calcanhares ou os punhos vão massagear os ovários e o útero.

Essa é uma variação mais simples, que proporciona os mesmos benefícios: Utilize uma almofada, o conforto é o mais importante!


Vamos criar bons hábitos, mesmo quando não estamos com dor! Experimente...

Adoraria saber o que vocês acharam dessa prática e das dicas, deixem comentários. Vamos compartilhar os resultados para acabarmos com esse desconforto!

Mais informações sobre a postura no site: boundlotus.com

Marina é estudante e praticante de Yoga e Ayurveda ha 2 anos. Conheceu essas filosofias em uma viajem a Bali, onde "se encontrou" e resolveu fazer formaçao de Hatha Yoga e Vedanta na india. Hoje se dedica a aprofundar-se nos estudos e praticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário