Páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ajna Chakra

Por Gustavo Ponce
O que são chakras AQUI.
É o Chakra mental. Significa “autoridade, conhecer”, por isso é considerado um centro de comando. Tem o poder de influenciar e controlar os demais centros, por isso é considerado também, como o mais importante. Seu Yantra é uma flor-de-lótus de duas pétalas de cor branca neve, cada uma das quais corresponde aos fluxos de energia ou Nadis; Pingala no lado direito do nariz e da coluna, e Ida, no lado esquerdo do nariz e da coluna. Seu campo de manifestação está entre as sobrancelhas, cuja denominação mais conhecida é “o terceiro olho”. No centro das duas pétalas está localizada uma circunferência, símbolo do infinito, e em seu interior um triangulo invertido representando as tendências materiais. O Bijamantra de Ajna é OM, escrito dentro do triangulo. Ajna se relaciona com o corpo da mente e do conhecimento. Seu sentido predominante são todos, através da intuição e da percepção. O elemento deste Chakra se conhece com o nome de Maha Tattwa, ou grande elemento, chamado assim porque contem os cinco elementos em sua essência mais pura. Suas correspondências fisiológicas são: o plexo cavernoso, a glândula pineal, o cerebelo e a medula. Esta Chakra não tem planeta regente.

Ajna representa o centro da consciência mais elevado no homem. É o Chakra onde reside Buddhi( o intelecto, a discriminação). Através dele é possível à percepção extra-sensorial e a comunicação mental entre as pessoas. Quando desperta aparecem à intuição e a sabedoria, se abre uma porta à essência invisível que está por trás do todo manifestado.
Ajna é o centro onde a pessoa entra em contato com o mestre interior. Mediante a ativação de Ajna se estabelece a “consciência testemunha” que permite ser um observador imparcial e não identificado com o próprio corpo-mente e com o mundo exterior.

Texto do livro: PranaShakti Yoga, Gustavo Ponce

Nos próximos dias iremos publicar partes do livro de Gustavo Ponce que nos ensina sobre cada uma  das funções específicas dos chakras.

Cursos relacionados:
Curso Intensivo Especialização em Dynamic e PranaShakti Yoga com Gustavo Ponce
Data: 03 à 15 de janeiro
Local: Canal Om (Chile)
Infos.: AQUI

Curso Intensivo Especialização em Sattva  Yoga com Gustavo Ponce (Chile)
Data: 14 à 26 de fevereiro
Local: Canal Om (Chile)
Infos.: AQUI






Nenhum comentário:

Postar um comentário