Páginas

terça-feira, 23 de março de 2010

Comunicação correta

Segundo Mahatma Gandhi "felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia". A comunicação é uma das principais formas de interagirmos com o mundo e, por isso, foi o tema escolhido para o Sadhana 2010, encontro que acontece em maio em Florianópolis, SC, para aprofundamento da filosofia do Yoga e suas vertentes.

Camila Reitz, idealizadora do projeto, fala sobre a importância e a responsabilidade da comunicação de acordo com os princípios do Yoga.

Qual a importância da comunicação clara nos dias de hoje?
Hoje e sempre a comunicação clara faz parte de todas as boas relações. A comunicação verdadeira, útil e gentil é essencial para haver harmonia entre os seres. É uma receita para o entendimento entre todas as pessoas.

Como nossa comunicação pode ser afetada pelos hábitos sociais de hoje?
Hoje existe uma imensidão de meios de comunicação: telefone, e-mail, internet, TV. A comunicação interpessoal está cada vez mais impessoal. Também existe o hábito de se falar pequenas mentiras para sair temporariamente de problemas. Mas sabemos que somente os fracos fogem dos problemas através de mentiras. Existem pessoas que falam mentiras e pessoas que falam verdades de forma agressiva, o que também não é bom. Hoje, princípios básicos de uma conduta correta estão esquecidos.

O que é e quais os riscos de uma má comunicação?
Quando a comunicação não é clara e não falamos aquilo que sentimos, acabamos demonstrando através de atos aquilo que queremos. Dessa forma, a outra pessoa percebe que há algo errado, mas não sabe o que, e também não tem como resolver a situação. A falta de uma comunicação clara acarreta, além de mal-estar, a impossibilidade de compreensão e harmonia.

Quais os princípios do Yoga que podem ajudar a nos comunicamos?
Satyam pryam hitam, estes são os princípios básicos para uma boa comunicação. Falar aquilo que é satyam (verdadeiro), pryam (de forma agradável) e hitam (somente se for útil).

Como esses princípios nos ajudam?
Primeiramente, nos lembram de falar somente aquilo que é verdade, mas a verdade por si só não é útil, e dependendo de como esta verdade for falada, pode causar danos muito grandes, pode ofender ou agredir e não ter um bom resultado. Então, a verdade deve ser falada de forma agradável, de forma que a outra pessoa possa ouvir e compreender. Também é extremamente importante que esta verdade seja útil, para isso, observe qual o objetivo por trás da verdade que se quer falar. Desse modo, temos uma comunicação clara, verdadeira, agradável, útil e amorosa.

Camila Reitz é idealizadora do Sadhana – encontro para o crescimento e bem-estar, fundou e dirigiu por 12 anos o Yogashala (www.yogashala.com.br), tradicional centro de Yoga em Florianópolis. Seu objetivo como professora é fazer com que os praticantes se apaixonem pela prática e, através dela, tornem-se livres para viver seu potencial.

Para mais informações sobre o evento, que acontecerá de 21 a 23 de maio, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário