Páginas

quinta-feira, 11 de março de 2010

Satsang com Swami Ramakrishnananda

San Ramon, EUA, Junho 2009

Durante uma seção de perguntas e respostas em Seattle (EUA) alguém perguntou à Amma sobre os quatro yugas - ou quatro ciclos da criação: satya yuga, que é o período da Verdade, dvapara yuga, treta yuga e kali yuga. Amma disse que esses quatro períodos não são apenas externos, mas também internos.

Internamente estamos em constante mudança de um yuga para outro, todos os quatro vêm e vão dentro de nós. Amma deu alguns exemplos: em um minuto estamos cheios de amor e bondade, isso é como satya yuga, o período da Verdade. No minuto seguinte, sentimos ódio e vingança, esee é nosso kali yuga (o atual período de escuridão do mundo). Amma complementou que, na verdade, a dualidade e os yugas só existem onde existe a mente.

Amma está além do tempo. Isso significa além dos yugas também, ou seja, sem início, meio ou fim. Nós temos um começo, um meio e um fim, um estado imanifesto, depois um estado manifesto e novamente o estado imanifesto. Antes de nascermos, onde nós estávamos? No estado imanifesto. Então, saímos do ventre de nossas mães e entramos no estado manifesto. Este é o meio, e então seguimos para a morte, retornando ao estado imanifesto.

Mas uma Alma Realizada, mesmo que o corpo possa mudar ou padecer, é imutável e completamente desapegada do corpo. Amma ilustra isso com o exemplo da eletricidade e da lâmpada. A eletricidade não tem absolutamente nenhuma conexão com a lâmpada, existe por si só. A lâmpada pode queimar, mas a eletricidade continuará existindo.
Nós somos presos ao tempo enquanto Amma está além dele. Ela é o substrato imutável que está no topo de onde todas as mudanças ocorrem. Nossos desejos e metas estão sempre mudando: em minuto queremos ficar sozinhos, no minuto seguinte queremos companhia; hoje queremos estar casados, amanhã queremos nos divorciar; agora queremos fazer práticas espirituais, logo em seguida nos perguntamos: "Será que eu preciso disso? Pra quê tudo isso? Quer saber, preciso de férias". Se observar sua mente verá que isso realmente acontece.

Somos muito inseguros quanto aos nossos próprios sentimentos, nossas emoções, nosso descontentamento, nosso amor, nossa bondade.

Mas Amma se mantém sempre a mesma, com o objetivo de elevar a sociedade e nos ajudar a descobrir nossa verdadeira natureza. Nossas metas são egoístas, as metas da Amma não possuem nenhum interesse pessoal. Nossas metas vêm da nossa sensação de falta de plenitude, as metas da Amma vêm de uma sensação de completa plenitude. E por quê? Porque as metas da Amma, as metas do Universo e as metas de Deus são Uma e a mesma: colocar o Universo no caminho correto. Isso é dharma. Quando nossas metas se unem às metas do Universo, os obstáculos desaparecem.

Amma sempre nos pede para desenvolvermos a inocência da criança, mas ao mesmo tempo Ela nos lembra que não devemos ser infantis em nossas ações e idéias. Ouçam esta história:

"Em uma tarde, um pequeno garoto brincava no quintal de sua casa, ao ar livre. Ele usava a vassoura da mãe para imitar um cavalo e se divertiu por um bom tempo. Até que escureceu e ele largou a vassoura no quintal e entrou em casa. Sua mãe estava limpando a cozinha e se deu conta de que a vassoura tinha sumido. Ela perguntou ao garoto onde estava a vassoura e ele disse que havia deixado no quintal. A mãe pediu para ele pegá-la. O menino disse que não ia buscar a vassoura porque tinha medo do escuro. A mãe sorriu e disse: "Deus está lá fora também, não tenha medo." O garoto então abriu a porta e disse: "Deus, se você estiver aí fora, me passa a vassoura?".
Na inocência, existe fé firme. E onde existe fé firme não existe medo e a maturidade aflora, abrindo a oportunidade de compartilhar nossos pensamentos e sentimentos. Quando agimos assim, descobrimos que os desejos e objetivos de todos nós geralmente não são tão diferentes quanto pensávamos. Compreender isso vai ajudar os dois lados a atingir o que está além de tudo.

Aum Amriteshwaryai Namah

Cursos relacionados:
São Paulo
23/09, sexta, 20h30: "A mudança que precisamos"
24/09, sábado, 18h30: "Como viver melhor"
Infos.: (11) 5543-4088

Local: Espaço Singular
Rua Estados Unidos, 1097, Jardim Paulista
Entrada: 1kg de alimento não perecível ou roupa em bom estado. Todas as doações serão entregues à Cruz Vermelha.
 
Rio de Janeiro
25/09, domingo, 18h: "A mudança que precisamos"
Infos.: (21) 4042-6987 ou (21) 8858-2709

Local: Forte do Leme - Leme

26/09, segunda, 19h: "Como viver melhor"
Infos.: (22) 9976-0551

Local: Templo Amrita - Rua Simonides Nunes de A. Filho, 296, Fonte Limpa, Araruama - RJ. O evento inclui cerimônia para prosperidade.

Há mais de 30 anos Swami Ramakrishananda dedica sua vida ao autoconhecimento e ao serviço ao próximo, sob orienteção direta de Amma. Um monge que cativa a todos por onde passa, divulgando a mensagem de paz, amor e compaixão de Amma, ensinando com é possível – e mais feliz – vivermos nos dias de hoje a partir dos princípios espirituais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário