Páginas

terça-feira, 11 de maio de 2010

Yoga para Crianças e Meio Ambiente

Por Adriana Vieira e Bruna Fogaça

Muito se fala sobre educação escolar, educação ambiental e, atualmente, em "Yoga na educação infantil". Que tal unirmos todas essas "educações" numa aula só?

No Yoga, buscamos sempre respeitar nossos limites, nos interiorizando e praticamos a não violência para conosco e com os outros. E a não violência à nossa mãe Terra, que nos fornece tudo o que temos, somos parte dessa natureza.

Respeitar a nós mesmos começa com o respeito aos animais e plantas, à água e com a utilização dos 3 "erres" da reciclagem: reduzir, reaproveitar e reciclar. Temos que nos preocupar e ensinar nossos pequenos desde cedo a pensarem melhor qual o lixo que eles irão produzir; pensar melhor antes mesmo de comprar algo, o que ingerimos e o que descartamos!

Observar a natureza é um grande aprendizado...

Os antigos indianos observaram e criaram os asanas (posturas do Yoga) imitando a própria mãe natureza: os animais, as árvores, os sons, então, nada mais propício do que fazer o mesmo ao ensinar nossas crianças!

Educando para o Futuro
Trabalhar ensinando Yoga para crianças é uma grande responsabilidade, pois é um período em que o corpo e cérebro estão em grande transformação e absorvendo todas as informações, sejam elas físicas ou psicológicas.

Durante as aulas, podemos conduzir as historinhas ligado-as ao meio ambiente, fazendo com que eles vivenciem as posturas e sintam-se em harmonia e união com a natureza.

Uma historinha pode se passar no fundo do mar, ou em um lago e assim vamos conduzindo os personagens e criando a história juntos, aos poucos, passo a passo, elaboramos algumas posturas, como o peixe, o golfinho, o crocodilo, o sapo etc. Num outro dia, em que vamos trabalhar mais estabilidade, equilíbrio, podemos fazer um passeio pelo céu, encontrando alguns pássaros, cegonhas, e até um avião, por que não? Mas sempre nos lembrando de falar sobre esses bichos, sobre o amor que temos por eles, sobre o respeito às diferenças e, assim, ensinamos também yamas e nyamas aos pequenos!

Ao final da aula, podemos enfatizar as posturas por meio de desenhos, mandalas, para que eles fixem os nomes e as posturas; então, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, e até massinhas e colas coloridas são bem-vindos! Lembrando sempre de reciclar, economizar papéis, lápis, giz etc.

Deste modo, fazemos com que eles entrem em nosso mundo real e ao mesmo tempo natural, assim como entramos no mundo deles, claro, levando tudo isso até eles, numa linguagem clara, lúdica e divertida!


Adriana Vieira é instrutora de Yoga para crianças e Yoga pré-natal em Santos. Saiba mais: www.namaskaryoga.com.br.
Bruna Fogaça é engenheira de alimentos e permacultora em Jacareí - SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário