Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Saúde Natural

Por Ceres Teixeira de Moura

Para a naturopatia e o Ayurveda o acúmulo de toxinas no organismo causa a grande maioria das enfermidades, entre elas a obesidade. As toxinas (ama em sânscrito) vêm de diversas fontes: alimentação errada, aditivos, agrotóxicos, água contaminada, metais pesados, ar poluído, cigarros, álcool e drogas.

Na visão do Ayurveda existem três doshas (tipos constitucionais): vata, pitta e kapha. Cada um deles tem características físicas e psíquicas específicas e dentre eles o que tem mais tendência para engordar é o kapha. No entanto, os outros doshas também podem gerar sobrepeso quando em desequilíbrio.

De uma forma geral:

Pitta tem apetite forte, com atração acentuada por doces e carnes, podendo se exceder na quantidade. Ganha peso em músculos mais facilmente e tem tendência a inflamações.

Vata tem sistema nervoso agitado, com tendência a ansiedade e crises de insegurança. Seu apetite é irregular e o peso flutuante. Pode comer muito açúcar, o que produz sensação de calma e segurança.

Kapha tem metabolismo lento, apetite contínuo, compulsão alimentar, tendência a desequilíbrios hormonais, retenção de líquido e gordura, fraqueza nos rins e pâncreas, pulso fraco e baixa energia, o que justifica claramente seu ganho de peso fácil.

Uma Solução

A medicina convencional alopática comumente prescreve drogas químicas para redução de peso, mas essas são contraindicadas na medicina natural, devido aos efeitos colaterais adversos sobre o sistema nervoso e o sistema digestivo. As drogas diminuem o fogo digestivo (agni) e prejudicam a absorção de nutrientes. Além disso, o efeito é temporário: quando suspenso o medicamento, o peso aumenta novamente.

O tratamento natural preconizado é de médio a longo prazo. Diminuir ama é a primeira meta! Para tal, são aplicadas diversas terapias de desintoxicação:

1) Dietas de redução calórica não-drásticas, visando adesão ao tratamento e evitando perda súbita de peso, que pode ser prejudicial à saúde. No entanto, em alguns casos o jejum (acompanhado por um profissional) deve ser recomendado.

2) Incluir muitas frutas e vegetais, principalmente crus e cozidos no vapor. Consumo de grãos integrais, germinados, castanhas e sementes, todos ricos em minerais, vitaminas e fibras. Chás diuréticos e sucos frescos para estimular os rins. Alimentos amargos que atuam sobre o fígado, reduzindo a gordura. Evitar farináceos, principalmente os refinados e, se possível, evitar ao máximo os produtos à base de farinha de trigo, ricos em glúten e fermento. Reduzir laticínios, preferindo pequenas quantidades de iogurte natural e ghi medicado.

3) Uso de especiarias picantes que melhoram a digestão, aceleraram o metabolismo e aumentam o agni (pimentas, gengibre, açafrão). Ervas laxativas e tônicas. Ervas para acalmar a mente (brahmi). Ervas para limpar o organismo, desintoxicar.

4) Pancha Karma, que consiste num programa de terapias avançadas do Ayurveda, específicas para purificação e recuperação geral do organismo. Dentre essas estão: vomição, enema, sudação, oleação, massagens e outras que merecem um artigo à parte.

Contato com a natureza, boa respiração, nutrição saudável e exercício físico regular são as melhores formas de prevenção. Entre as atividades aeróbicas, podemos recomendar danças, caminhadas, natação, ciclismo, esportes e musculação. Entre as atividades orientais recomendamos taichi, artes marciais e Yoga.

Ceres Moura é adepta do Yoga e vegetariana há 30 anos. Nutricionista , terapeuta ayurvédica e professora de formação de instrutores de Yoga.
http://www.lakshmi.com.br/


Um comentário:

  1. "Contato com a natureza, boa respiração, nutrição saudável e exercício físico regular são as melhores formas de prevenção. Entre as atividades aeróbicas, podemos recomendar danças, caminhadas, natação, ciclismo, esportes e musculação. Entre as atividades orientais recomendamos taichi, artes marciais e Yoga."

    Parece uma ladainha... mas é a maneira mais eficaz e eficiente de uma boa saúde... não se render às demandas do 'sistema'... MAS ESCUTAR a SI MESMO! Respeitar seu tempo interno e seus desejos... É simples, porém, desafiador!

    Grato pelo artigo! Instiga quem AINDA não começou a jornada Consciente por uma vida mais plena e renova as intenções de quem já começou e deseja compartilhar!

    Beijoo!

    Namastê

    Alexandre Adas

    ResponderExcluir