Páginas

terça-feira, 11 de maio de 2010

Atenção Brincando: Yoga para Crianças entre Três e Sete Anos

Por Adriana Vieira

Quando o Yoga chegou ao Ocidente, muita gente o intitulou como um exercício físico apenas, mas a prática é muito mais que isso! Ela prepara a mente e o coração para o contato com nossa essência! Isso requer atenção. As aulas de Yoga para as crianças são bem diferentes das aulas para os adultos e mesmo entre elas, em cada idade, requerem uma aula diferente.

Crianças de três a quatro anos gostam de historinhas curtas, mantêm pouco tempo a concentração e não devem permanecer muito tempo nas posturas – principalmente nas que demandam equilíbrio. Eles gostam de ação, mudanças e novidades! Mas também gostam (e precisam) de rotinas, de métodos e de repetições para fixarem o aprendizado.

Dos cinco aos sete anos, as crianças gostam de conduzir, criar e dar continuidade às historinhas. Podem fazer posturas que exigem mais equilíbrio e força, com uma construção de asanas (posturas do Yoga) mais elaborados. Elas gostam de jogos cooperativos, mímicas, adivinhação, memória, estátua, seu mestre etc.

Então, precisamos respeitar as diferenças entre as idades, as questões motoras e ainda o desenvolvimento psíquico e físico de cada período. E o Yoga ensina justamente isso: respeitar cada um como seres únicos que somos, para que haja um desenvolvimento natural!

O Yoga é uma prática não competitiva, ajuda a melhorar a si mesmo, respeitando os limites e ampliando e enaltecendo os potenciais (sejam eles físicos ou psíquicos).

As crianças gostam muito de ação, de estímulos visuais e sonoros para poder manter o foco da atenção. E é assim que elas aprendem: brincando!

Leia também:
Hora de dormir – o Yoga pode ajudar a pôr seu filho na cama

Adriana Vieira, instrutora de Yoga e jornalista. Dá aulas para crianças no Colégio Jean Piaget, em Santos (SP). www.namaskaryoga.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário