Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Alimentação Ayurvédica para o Verão

Por Heloísa Franchi

O tempo quente desta época do ano desumidifica o organismo, fazendo o sangue engrossar. Portanto, devemos ingerir alimentos com alto teor de umidade, numa dieta bem equilibrada e fracionada, com intervalos freqüentes e devemos aumentar o consumo de líquidos durante o verão. Algumas dicas para uma alimentação equilibrada no verão são:

- Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves.

- Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar nas bebidas alcoólicas. Pois, no verão, nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras;

- Fracione as refeições diárias, coma mais vezes em menor quantidade;

- Ingestão de líquidos devem ser frequente (água, sucos naturais, chás e água de coco);

- As saladas cruas são excelentes opções para obtenção de energia e devem ser regadas com azeite de oliva extravirgem. Ao consumir o azeite extravirgem, estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturada, o que torna o óleo mais saudável em relação aos outros. Outro tempero indicado é o limão.

- Evite o consumo de salgadinhos e frituras.

Receitinhas Refrescantes

Suco de laranja, agrião e maçã

Ingredientes:
8 laranjas
1 maçã com casca
4 galhos de agrião com talos
1 copo de água

Modo de preparo:
Esprema as laranjas e reserve. Bata no liquidificador separadamente a maçã com água e depois o agrião com a água restante e coe. Junte os sucos e adoce se preferir.

Bebidas para o verão:

- Água fria com mel.
- Limonada fria com mel.
- Suco de tamarindo: deixe um pacote de tamarindo seco de molho na água de um dia para o outro. Quando a fruta estiver macia, amasse-a com água até formar uma pasta (pode usar o liquidificador) e coe. Acrescente água, dando-lhe a consistência de suco de maçã. Depois adicione uma pitada de sal, um raminho de hortelã, algumas uvas passas e açúcar mascavo ou mel a gosto. Esta bebida é excelente para os dias quentes, quando estamos desanimados.
- Lassi: iogurte, água, água de rosas, hortelã fresca, uma pitada de açafrão e mel. É calmante e refrescante, fornece ao organismo vitamina B12 e outras vitaminas.

Suco de abacaxi com cavalinha

Ingredientes:
1 xícara (chá) de água
1 colher (sobremesa) de cavalinha seca
1 rodela de abacaxi
4 folhas de hortelã
1 folha de alface
1 colher (sopa) de mel (orgânico)
1 cubo de gelo

Modo de fazer:
Prepare o chá: coloque a água no fogo e, assim que ferver, desligue e acrescente a cavalinha. Tampe a panela. Deixe em infusão por cinco minutos e coe. Bata no liquidificador com os outros ingredientes e coe novamente.

Suco verde

Ingredientes:
1 copo de 200 ml de água de coco
1 maçã com casca picada
1 folha de couve
1 colher de sopa de mel
1 cubo de gelo

Modo de preparo:
Colocar no liquidificador a água de coco, a maçã picada, a couve, o mel e o gelo. Bater tudo.

Heloisa é formada em Naturologia pela Universidade Anhembi Morumbi e em Ayurveda com Doutor José Ruguê Ribeiro Júnior da Escola Yoga Brahma Vidya. Formou-se no Curso Avançado de Ayurveda pela Academia Internacional de Ayurveda na Índia e especializou-se nos cuidados ayurvédicos com a mulher e a gestante (Perfect Pregnacy). Atualmente cursa a Especialização em Nutrição Clínica, pelo IMEN.
citara saúde - 38140700, clínica gaia -22754577


Nenhum comentário:

Postar um comentário