Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Sonhe com os Anjos

Por Madu Cabral

O sonho é um local de encontros: a vida encontra a morte, o passado e o futuro se misturam, o pessoal encontra o impessoal.

O grande mestre tibetano Tenzin Wangyal Rimpoche, que está essa semana no Brasil para lançamento de seu livro Yoga dos Sonhos e para uma série de cursos e palestras sobre o assunto, explica a importância dos nossos sonhos.

O que é o Bon Budismo Tibetano?
Bon é a tradição mais antiga do Tibet, trabalha os cinco elementos e tem como sua forma mais elevada de ensinamentos o Dzogchen. Trabalha com os elementos da terra e na terra no corpo, com posições do corpo, pranayamas e meditações. A forma mais elevada de se relacionar com esses elementos é um estado da mente. É o conhecimento da mente. Na tradição, há nove caminhos diferentes para alcançar a libertação.

O que é o Yoga dos Sonhos?
O Yoga do Sonho é parte dos ensinamentos do Bon, a tradição espiritual mais antiga do Tibet. O sonho é importante, pois todos os seres dormem 1/3 da vida, em média de 20 a 25 anos. Precisamos aprender como usar esse tempo para o desenvolvimento pessoal e espiritual.
Uma das formas de fazer isso é desenvolver o que é chamado de sonho lúcido, que é a consciência do sonho enquanto dormimos. Se tivermos a consciência de que estamos dormindo é possível se desprender do conteúdo do sonho e estar livre para fazer o que quiser, a mente fica livre para transformar o sonho em positivo. Alguns exercícios específicos podem desenvolver essa capacidade.

Como isso pode ser benéfico?
Processos de cura física e psicológica podem acontecer no sonho. Em um nível básico, podemos dar o exemplo de uma pessoa com problemas na perna que, quando tem um sonho lúcido, pode correr, ou fazer posturas que não consegue quando está acordado. Quando acorda, o processo de cura desta pessoa avançou. Outro exemplo é alguém que tem provas na escola e pode trabalhar os medos e ansiedade nos sonhos.
O sonho também é um momento de se conectar com o espírito da natureza, se conectar com outros mundos.

O que são sonhos?
Os sonhos são reflexos da energia que está no ar, o que acontece no subconsciente das pessoas e também no inconsciente coletivo. Se não conseguimos curar e transformar coletivamente, o que sonhamos pode se manifestar no mundo real.
Por isso um pesadelo deve ser cuidado, se não resolvermos em nossos sonhos, ele acontece na vida real, vira seu vizinho. As pessoas me perguntam por que temos sonhos que se repetem e respondo que isso acontece com quem não sabe escutar direito.

Qual o significado do que sonhamos?
As culturas têm diferentes imagens simbólicas para diferentes assuntos, alguns são semelhantes entre as culturas. O mais importante é o que você sente durante o sonho. Quando sonha que está voando, isso é libertador ou assustador? Não aconselho interpretações muito complexas, pois não tem fim a interpretação da mente.

Como podemos começar essa prática?
Primeiro devemos olhar nesse enorme potencial de crescimento para o qual normalmente não damos atenção. Devemos nos conscientizar de que toda noite que dormimos nos dá potencial para desenvolvimento. Essa intenção e consciência antes de ir para cama já é um começo.
A atitude que temos ao dormir é de grande influência, normalmente contamos todos os eventos negativos do dia, o que não conseguimos fazer e o que deu errado, e levamos isso para os sonhos. Por outro lado, sentir a energia do amor antes de dormir vai nos fazer acordar com um sorriso no rosto.
Devemos nos perguntar qual é o último estado de nossa mente antes de dormir. Se conseguir ficar cinco minutos muito bem, terá garantido mais sete horas de bem-estar.
Uma forma mais objetiva de explicar isso é que devemos “escovar nossas mentes” como escovamos nossos dentes antes de dormir. Quando estiver sentindo sua mente limpa, leve sua atenção para o coração, sinta suas qualidades de amor e compaixão. Ouvir a energia do amor no coração é como ouvir uma música e assim gradualmente você dorme. Pode parecer difícil, mas é um hábito que pode surgir da vontade de querer melhorar.
Preocupamos-nos em achar uma posição confortável para nosso corpo descansar, devemos procurar também uma posição confortável para nossa mente descansar.

Por que muitos não se lembram de seus sonhos?
As pessoas não descansam suficientemente, a mente não está clara o suficiente e para solucionar isso, as práticas de purificação física podem ser de grande ajuda.
Os asanas são uma excelente forma de transformar e liberar alguns bloqueios nos chakras (centros de energias do corpo). Se esses bloqueios forem energéticos, os pranayamas (exercícios respiratórios) devem ser usados e se forem da mente, usa-se a meditação. Quando esses bloqueios forem desfeitos os sonhos estarão livres.

Para informações e agenda de eventos:
(11) 7111-2192
(11) 8996-4269
www.bongarudabr.com
monjasherab@gmail.com
nelkalu@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário