Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Respiração refrescante

Por Márcia De Luca

O calor pode aumentar a irritabilidade, a impaciência e a perda dos controles sobre as próprias emoções. Uma pausa na correria do dia-a-dia para respirar pode ser um ótimo remédio para acalmar os ânimos e refrescar o corpo.

O sitali pranayama é um exercício respiratório refrescante que pode servir como antídoto das irritações promovidas pelo calor e nos trazer de volta ao equilíbrio. Sua prática é bem simples, é só escolher um lugar tranqüilo, onde possa praticar a respiração sem ser interrompido.

Sente-se confortavelmente, com as pernas cruzadas e, se necessário, um apoio para a coluna. Coloque a língua um pouco para fora e curve-a em forma de calha. Inspire lenta e profundamente por entre a língua como se estivesse puxando o ar por um canudinho e expire pelas narinas.

Algumas pessoas não conseguem fazer essa forma com a língua, nesse caso apenas apóie-a atrás dos dentes e faça o exercício normalmente conforme indicação acima. Comece praticando por 5 minutos e, se sentir conforto, aumente para 10 minutos.

Márcia De Luca é fundadora do CIYMAM (Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda) em São Paulo. Há 29 anos dedicada aos estudos de Yoga e Ayurveda. Apresenta os boletins diários "Filosofia de Bem Viver" na Rádio Eldorado de São Paulo (92,9FM); é uma das organizadoras do evento Yoga Pela Paz e autora de 2 livros: A Idade do Poder (Editora Tornado) e Ayurveda: Cultura de Bem Viver (Editora Cultura).


Nenhum comentário:

Postar um comentário