Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Vida sem TPM

Por Madu Cabral

Tudo parece ir bem, damos conta dos nossos trabalhos, filhos, companheiros e de nós mesmas, quando de repente, sem nenhuma explicação racional, a vida acorda muito mais difícil: vontade de chorar, quilos a mais, irritação e a certeza de que nada vai dar certo! A tensão pré-menstrual (TPM) pode acabar com nosso dia e com o das pessoas a nossa volta.

O ginecologista e obstetra, Dr. Eliezer Berenstein, explica em seu site que a TPM ainda não tem uma causa conhecida, apesar das inúmeras teorias para explicá-la. "É o modelo típico de doença psicossomática, surgida a partir das modificações dos hábitos menstruais neste século" explica o especialista. "Pode estar relacionada às alterações bioquímicas nos níveis dos hormônios sexuais: estrogênio, progesterona, hábitos alimentares, estilo de vida ou estresse."

Yoga nelas!
As praticantes de Yoga podem confirmar os benefícios que a prática traz nesses dias mais difíceis. O relaxamento, um dos benefícios mais comprovados do Yoga, reduz o estresse e desacelera o ritmo causado pelo estilo de vida que levamos hoje.

"A prática de Yoga e meditação, durante todo o período pré-menstrual, ajuda a equilibrar nosso corpo e nossas emoções", explica Helena Guimarães, psicóloga-clínica formada pela PUC-SP, professora e praticante de Yoga. Helena acrescenta que, se nos mantemos mais equilibradas, com um corpo mais forte, sentiremos menos os efeitos desagradáveis da TPM e poderemos desfrutar e aprender com nosso ciclo interno (clique aqui para a entrevista completa).

O autoconhecimento, principal meta do Yoga, também pode ajudar nesses períodos. A terapeuta de Yoga Massagem, Puja Punita, observa em suas clientes que poucas delas se observam durante os dias de TPM. "Poucas mulheres adaptam seus dias para incluir esse período em suas vidas, pelo contrário, elas tentam excluir e "fingir" que nada está mudando no corpo", explica Puja, que também é estudante de aromaterapia.

Algumas soluções
Então, para o bem de nossa saúde física e mental, incluir asanas, exercícios respiratórios e uma automassagem em nossas rotinas, principalmente durante o período que antecede a menstruação, pode amenizar os desconfortos e tornar nossos dias mais fáceis.


Madu estuda e pratica Yoga e Ayurveda (sistema de cura indiana) e ajuda a organizar o Yoga pela Paz, um evento sem fins lucrativos que reúne todos os anos o máximo de pessoas possível em uma meditação coletiva pela paz no Parque do Ibirapuera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário