Páginas

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fonte de juventude

Por Ana Carolina Alencar

O envelhecimento, segundo o Ayurveda, é causado pelo aumento do dosha vata em nosso corpo. Isso aumenta a qualidade do elemento ar em nós, causando principalmente o ressecamento dos tecidos do corpo. Uma alimentação que "combata" essas características será grande aliada no processo de rejuvenescimento.

Nessa fase da vida os alimentos devem ser mais nutritivos, mas não mais pesados. Devemos dar preferência aos alimentos bem cozidinhos, mais molhadinhos e com um pouco mais de óleo, sempre usando as especiarias antivata, como canela, assa-fétida, cominho, sal de rocha, erva-doce, óleo de gergelim. Essas são especiarias que "esquentam" os alimentos, já que outra característica de vata é o frio. Esses temperos ajudam muito na digestão dos alimentos.

O que comer
- Arroz integral bem cozido, mais "empapadinho", com os temperos mencionados acima.
- Carne branca e magra (se necessário).
- Lentilhas e feijões (deixar de molho antes de cozinhar) bem cozidos, sempre com folhas de louro, assa-fétida e cominho.
- Ghee, mel e geleia real (como complemento alimentar para melhorar a imunidade).
- Legumes e verduras levemente cozidos, usar também o ghee, leite, castanhas, oleaginosas.
- Mingau de aveia com açúcar mascavo, uvas passas e leite, queijo branco, kefir, pannir.
- Raízes em geral bem cozidas e com óleo ou ghee.

O que não comer
Nessa época da vida devemos evitar alimentos que ressequem ou não tenham o poder de nutrir o organismo. Entre eles estão o álcool, os refrigerantes e os condimentos muito fortes (catchup, pimentas muito fortes).

É importante evitar o uso excessivo de sal, alimentos, enlatados e conservados sem prana (energia vital), além de qualquer tipo de junk food ou comida muito pesada e de difícil digestão, alimentos com baixo valor nutricional (salgadinhos e outras bobagens tipo bolachas etc.).

Como preparar
Dê preferência para os alimentos preparados em panelas de inox, vidro ou ágata, sempre com um pouco de óleo e pouco sal.
Evite consumir alimentos crus em excesso. As saladas, por exemplo, são frias e mais secas e aumentam as qualidades de vata em nosso corpo. Os alimentos devem ser cozidos e, os mais pesados como os grãos integrais, devem ser um pouco mais cozidos do que o normal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário