Páginas

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Rejuvenescimento Ayurveda

Por Cristiane Ayres

No Ayurveda, o rejuvenescimento é o que nos traz a longevidade, é um dos ramos do Ayurveda que promove a saúde e age como terapia preventiva, além de ser responsável por manter a saúde plena.

Temos que cuidar do corpo antes que adoeça e isto é a base fundamental para saúde física, mental, espiritual, emocional, intelecto, consciência, inteligência e a saúde do ser.

Em sânscrito chamamos de Rasayana.

Rasayana promove a saúde através da dieta, condutas e fitoterápicos, herbologia, uso de metais, dentre outros agentes que promovem a saúde, a prevenção de doenças e o envelhecimento. O rejuvenescimento é muito mais extenso dentro do Ayurveda do que conhecemos no dia a dia ocidental, não só cuida da pele, mas de todos os sistemas que mantêm um ser humano vivo e saudável. Essa ciência milenar ensina como nos alimentar e como fazer as eliminações do que não nos serve pela urina, suor, fezes, pensamentos maléficos, aspectos espirituais ruins, falta da consciência e o não uso do intelecto.

Anatomia Ayurvédica

O Ayurveda divide o ser da seguinte forma:

CORPO:
3 doshas (vata, pitta e kapha).
7 dhatus (7 tecidos: rasa, rakta, mansa, asthi, majja, sukra e medha).
3 malam (3 eliminações: fezes, urina e suor).

SENTIDOS:
5 órgãos dos sentidos (jyanendryas: ouvidos, pele, olhos, língua e nariz).
5 órgãos da ação (karmendryas: órgãos da fala, excreção, reprodução, mãos e pernas).

MENTE (ubhayendra).

CONSCIÊNCIA (atma)

O rasa (fluido ou linfa) de boa qualidade não deve estar presente somente em quantidade, deve também ser capaz de permear os vários tecidos do corpo, bem como todo o ser humano de tecidos à atma, fornecendo o que eles precisam e retirando as toxinas produzidas pelo corpo. Esse processo deve ter sincronicidade perfeita, já que a limpeza do corpo é tão importante quanto sua nutrição correta.

O agni (enzimas, fogo digestivo) também tem papel importante no rejuvenescimento, pois se mantermos o corpo com agni equilibrado nos diferentes tecidos que vimos acima, o envelhecimento é muito menor.

Agni é mais fácil de equilibrar na vida jovem; na velhice precisamos dar ênfase a tratamentos que o aumentem, pois nesta fase da vida – que chamamos fase vata – o agni é mais fraco no corpo e por isso há o envelhecimento de todos os tecidos e não só o da pele.

Juventude alcançada
Os tratamentos ayurvédicos de rejuvenescimento utilizam várias formas de terapias voltadas para nutrir, aumentar o agni e limpar o corpo, sempre levando em consideração as características individuais de cada paciente.

O Charaka Samhita (um dos mais importantes textos clássicos ayurvédicos) diz que os fatores indispensáveis no tratamento de rejuvenescimento são:

1 – Médico: a escolha de um terapeuta que tenha boa sintonia com o paciente é importante para fluir o tratamento.

2 – Medicamento: droga auspiciosa de origem vegetal, mineral, metais ou animal.

Vegetal – óleos e ervas, dentre outras origens nesta linha.
Mineral – pedras preciosas e semipreciosas, joias.
Metais – ouro, cobre, prata, mercúrio (somente utilizado na Índia, altamente tóxico).
Animal – banha, carne; dentre os aspectos que eram utilizados no passado, ossos e dentes para material cirúrgico ou de intervenção. Conta aqui também a terapia de Raktamosha com as sanguessugas, para retirada de toxinas de áreas acometidas por doenças.

3 – Assistentes: pessoas capacitadas que ajudam os médicos a aplicarem as terapias devidas.

4 – Pacientes: aceitação, conduta e a dedicação do paciente com o tratamento.


Recomendações
Procure um terapeuta de confiança com o qual se sinta à vontade.
Tenha uma dieta adequada ao seu caso, este é um fator importantíssimo, cada pessoa tem sua individualidade. Procure um terapeuta apto a direcionar e acompanhar sua alimentação periodicamente.

Nossa mente é autocontroladora, mantenha-a limpa. É importante a consciência e disciplina no tratamento, muitas vezes a mente é sabotadora, aqui a prática de meditação e pranayama (exercícios respiratórios) é fundamental. Procure uma meditação adequada a sua personalidade. Os pranayamas são utilizados para controlar a mente e podem ser de grande ajuda neste momento. Um professor de Yoga ou um terapeuta pode ajudar a encontrar o melhor método para seu biótipo.

Utilizar os “medicamentos auspiciosos” ou “drogas celestiais” para cada caso.

Pedras preciosas aqui não são para alimentar o mercado de luxo, mas são parte fundamental para o tratamento, equilibram os minerais que estão contidos em nosso organismo.

Uma vida regrada, sem julgamentos, sem interferir de uma maneira ríspida e negativa na vida das pessoas também é parte de um tratamento. Lembrando que cada indivíduo está em fase de crescimento, elevação e aprimoramento. Todos têm um estágio de aprendizado. Portanto, a terapia do espelho é importante. Veja como julga a vida e as outras pessoas, pode ser esse o grande segredo do desconforto que instala em seu corpo.

Pratique o santosha, o contentamento faz parte do crescimento e da consciência, assim manteremos nosso ser rejuvenescido de corpo e alma!

Cristiane Ayres é studiosa de Física Quântica, teve como mestre o professor e cientista Ph.D Harbans Lal Arora (Ph.D em Física Quântica pela Universidade de Waterloo, Canadá e Pós-doutor pela Kernforschungsanalage, Alemanha, Waterloo. ) que abriu as portas para área de terapias, hoje Cris faz parte dos estudos científicos e assistente direta de Arora em SP e RJ, tendo ensinamento mestre e discípulo das terapias quânticas e Ayurveda - WWW.ayurelements.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário