Páginas

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Biografia estampada


Por Madu Cabral

O tempo passa, traz mudanças inevitáveis ao nosso corpo as quais temos que aprender a aceitar. Mas se cuidamos de nossa saúde integral (corpo-mente-espírito) durante toda a vida, chegamos a essa fase com vitalidade, disposição e sem problemas em aceitar as mudanças naturais do corpo.

O Ayurveda tem uma visão mais abrangente sobre o envelhecimento e nos explica que envelhecer é ter distúrbios não característicos da idade em que estamos. Esse sistema de saúde ancestral tem, como um de seus principais conjuntos de tratamentos, as terapias de rejuvenescimento que se utilizam de ervas, óleos e dietas que estimulem o fortalecimento dos tecidos e a renovação celular.

Nessa fase onde o corpo tem maior quantidade do elemento ar e, portanto, fica mais seco e mais frio (características de vata), o uso dos óleos pode ter ótimos resultados. A terapeuta de Yoga Massagem e estudante de aromaterapia, Puja Punita, dá algumas receitas para colocar os óleos em seu dia a dia.

Articulações:
Massagear com movimentos circulares, com especial atenção à musculatura em volta de cada articulação. Se a região estiver dolorida, pode usar o polegar para movimentos mais pontuais. O ideal é passar este óleo pelo menos duas vezes por semana.

100 ml de óleo vegetal de gergelim ou semente de uva (esse último deve ser usado por pessoas de constituição pitta).
15 gotas de óleo essencial de gengibre.
20 gotas de óleo essencial de bétula.
30 gotas de óleo essencial de menta arvensis.

Em caso de alguma inflamação na articulação (como tendinite), pode-se usar uma colher de sobremesa de ghee (manteiga clarificada) para massagear o local. Sempre com movimentos circulares. Concluindo a massagem, passar uma faixa ou fralda e deixar por pelo menos 30 minutos.

Para o rosto:
As rugas que aparecem em nosso rosto podem dizer mais do que quanto tempo já vivemos. O Ayurveda faz um mapa de seu rosto e explica o que cada marca pode indicar (fig. 1).

Portanto, para amenizar essas marcas é importante checar como estão funcionando os órgãos internos e, se necessário, fazer algum tratamento específico. Mas podemos também fazer uma massagem diária, focando nos movimentos indicados na figura 2. O ideal é repetir cada um dos movimentos pelo menos dez vezes com o creme abaixo indicado:

100 ml de creme base de sua preferência (ideal sem cheiro) ou gel de aloe vera.
5 ml óleo vegetal de gérmen de trigo.
15 gotas de óleo essencial de camomila romana.
20 gotas de óleo essencial de palmarosa.
20 gotas de óleo essencial de gerânio.


Legenda fig. 1
1. marca de expressão, preocupação, estresse ou excesso de ingestão de açúcar
2. fígado
3. baço
4. debilidade no fígado
5. pâncreas (insulina)
6. baixa atividade sexual (pode ser causada pelo consumo excessivo de cigarro)

Fontes:
Puja Punita
By Samia


Madu estuda e pratica Yoga e Ayurveda (medicina natural indiana) e ajuda a organizar o Yoga pela Paz, um evento sem fins lucrativos que reúne todos os anos o máximo de pessoas possível em uma meditação coletiva pela paz no Parque do Ibirapuera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário