Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Corpo e mente

Entrevista com Helena Guimarães sobre tensão pré-menstrual

1. Por que as mulheres ficam tão sensíveis durante o período pré-menstrual?
Podemos dar muitas explicações físicas, hormonais sobre a TPM. Pode ser excesso de estrogênio, falta de progesterona, ou alguma disfunção glandular que acentue os sintomas. É sempre bom se certificar de que nosso organismo está bem e se os sintomas que acontecem todo mês não estão excessivos por alguma causa diretamente orgânica.

Mas, acredito que o nosso corpo é um todo com as nossas emoções e também com tudo aquilo que nos cerca. O ciclo menstrual e a TPM nos lembram isso todo mês, podemos ficar irritadas, com dores, extremamente sensíveis, carentes, bravas, isso depende de cada mulher e da fase de sua vida. Mas o ciclo menstrual nos lembra também que estamos conectados com a natureza, é um ciclo lunar. Assim como a lua cresce fica cheia e reluz o sol, temos uma fase do mês que estamos mais extrovertidas, mais comunicativas, com mais desejo sexual. Quando a lua está nova, está na sombra, visitamos aquelas nossas partes que não queremos ver muito, que estão ali de lado, que são difíceis de encararmos de frente. Durante a menstruação, temos a tendência a ficar recolhidas, sentimos que não temos forças para ir para o mundo lá fora porque o nosso mundo interno está pedindo para ser olhado.

O ciclo de muitas mulheres coincide com o ciclo lunar e muitas tradições ritualizam o período da menstruação: as mulheres se reúnem, ficam isoladas e cuidam de assuntos individuais e coletivos que pedem esse recolhimento. Nós que vivemos na cidade, às vezes não temos tempo, ou não nos damos tempo, para esse recolhimento necessário. Se não olhamos para essa necessidade ela pode pedir passagem e nos obrigar a parar com cólicas, mal-estar, mau humor, sensibilidade à flor da pele.

2. Quais medidas podem ser tomadas no decorrer do mês para evitar essa sensibilidade?
Seguindo esse modo de pensar, durante o mês temos que olhar também para o nosso lado escuro da lua. Não deixarmos acumular tudo para esse curto período e sim dissolvê-lo durante todo o ciclo. A TPM nos dá indícios do que não está legal e pode dar-nos dicas preciosas do que devemos olhar durante o resto do mês. Devemos cuidar disso também durante nosso período de luz, seguindo a ideia do ciclo lunar.

Cuidados com a alimentação são bem vindos também. A vontade incontrolável de comer doce acontece e, a princípio, parece ser reconfortante comer um bolo de chocolate delicioso... Mas o açúcar piora muito os sintomas da TPM, assim como o café e os estimulantes também.

3. Como a prática de Yoga e meditação podem ajudar nesses sintomas?
A prática de Yoga e meditação durante todo o período ajuda a equilibrar nosso corpo e nossas emoções. Se nos mantermos mais equilibradas, com um corpo mais forte, sentiremos menos os efeitos desagradáveis da TPM e poderemos desfrutar desse nosso ciclo interno. Se tivermos tranquilidade e equanimidade, poderemos sentir as oscilações de humor e nos beneficiar delas, deixando o que precisa ir embora e fortalecendo o que precisa ficar. Aproveitando cada ciclo para viver uma transformação interna e ficar mais consciente do que está realmente acontecendo conosco, já que a TPM amplia nossas emoções.


Helena Guimarães é psicóloga clínica formada pela PUC-SP atende em seu consultório crianças, adolescentes e adultos. Dá aulas de yoga, particulares e para pequenos grupos. Pratica e pesquisa Yoga há mais de dez anos com Regina Ehlers, Gustavo Ponce e diversos professores.
Contato: ahelenaguimaraes@yahoo.com.br
Consultório: (11) 2305-8113
Celular: (11) 7392-5848


Nenhum comentário:

Postar um comentário