Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Iluminação wireless


Por Madu Cabral


A tecnologia disponível hoje influencia nosso estilo de vida de forma impressionante. A milenar tradição do Yoga não poderia escapar dessa renovação.


Nos tempos antigos os praticantes tinham, normalmente, que viajar muito, procurar professores nas geladas montanhas do Himalaia, pois a tradição era passada apenas de forma oral. Só essa dificuldade de acesso já servia como uma "peneira" e os mal-intencionados ou não verdadeiramente interessados não passariam por grande parte das provações para chegar ao conhecimento naquela época.


O aparecimento de manuais de Hatha Yoga escritos reforçou o fato de que essa tradição deveria ser secreta, como nesse trecho do Hatha Yoga Pradipika:

"O iogue que almejar o sucesso deve manter o Hatha Yoga em rigoroso segredo, pois somente assim ele será efetivo. Quando divulgado indiscriminadamente, perde todo seu poder." - I:11


Esses ensinamentos tão secretos estão hoje disponíveis na internet (começando por esse blog que você lê agora!) e em todas as escolas de Yoga. O esforço para ser aproximar desse conhecimento é mínimo, não precisamos mais nem mesmo sair dos nossos sofás!


Quais os riscos e vantagens dessa acessibilidade? Nessa semana publicaremos textos de renomados professores sobre o assunto e esperamos sua contribuição. Acompanhe nossa discussão e mande sua opinião para yoga@yogapelapaz.org.


Fonte:

http://www.yoga.pro.br/autor/12/0/yogi-svatmarama


Madu estuda e pratica Yoga e Ayurveda (sistema de cura indiana) e ajuda a organizar o Yoga pela Paz, um evento sem fins lucrativos que reúne todos os anos o máximo de pessoas possível em uma meditação coletiva pela paz no Parque do Ibirapuera.



Nenhum comentário:

Postar um comentário