Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Yoga Dance – A prática da alegria de viver!


Por Fernanda Cunha

A prática de Yoga e a dança têm muito em comum! A junção de ambas deu origem ao Yoga Dance, que alia a consciência e os princípios do Yoga com a liberdade da dança de forma fluída e livre. Essa prática nos energiza ao mesmo tempo em que promove rejuvenescimento, utilizando uma dinâmica simples de dança e movimentos inspirados no Yoga.

Baseada no sistema dos chakras (vórtices de energia sutil no corpo), esta prática nos desperta para a expansão e o fluir com a nossa inerente alegria de ser, nossa autenticidade e nosso infinito potencial de amor, nos proporcionando estados de equilíbrio e bem-estar que vão além do físico.

Durante a prática são explorados elementos como respiração, presença, movimento, meditação e propósito em uma viagem aos sete chakras, e a relação entre música, movimento e chakra.

Liberdade
Vivemos em uma sociedade que nos incentiva a realizarmos mil tarefas ao mesmo tempo em níveis de perfeição muitas vezes inalcançáveis. Isso gera uma carga imensa de tensão que compromete o corpo e aprisiona o nosso espírito. Vivemos tão preocupados em como devemos nos portar, andar, nos vestir, nos mover que acabamos nos desconectando de quem realmente somos, passamos a ser apenas um produto da sociedade e das regras que ela nos impõe, vivemos em um “casulo” que nos aprisiona e nos limita.

O Yoga Dance vem para restaurar essa integração com a autenticidade, vem tirar esse peso de nossos ombros e nos mostrar que podemos e devemos sair desse “casulo” para sermos livres, nos identificando com quem realmente somos e o que mais desejarmos ser; permitindo que a alegria de viver flua livremente em cada célula do nosso corpo alimentando o nosso coração.

Durante a prática do Yoga Dance não há certo e errado, não precisamos nos mover de uma forma definida, mas sim deixar que o nosso coração dance da maneira que ele escolher em cada momento. Isso é liberdade! É aí que a prática se torna uma expressão do nosso coração e o corpo um veículo da alma.

O Yoga dance não se trata de uma prática de vinyasa (movimento sincronizado com a respiração), apesar de serem usados alguns elementos desse estilo de prática. Tampouco são sustentadas posturas durante o Yoga Dance, mas nos conectamos com o momento presente por meio da música, um elemento muito importante durante essa prática. Aprendemos a deixar a música vibrar de dentro para fora e os movimentos nascerem de maneira orgânica em cada momento.
Essa prática é acompanhada dos ritmos de todo o mundo, incluindo ritmos brasileiros, africanos, latinos, americanos, indianos, europeus, elementos da trance music e muitos outros.
A prática do Yoga Dance traz benefícios como:
• Mais equilíbrio para o seu corpo energético, através da fluidez dos chakras.
• Sentimento de mais entusiasmo, de estar mais vivo, feliz e confiante em seu corpo.
• Aumento na energia, na flexibilidade, no tônus muscular e na saúde cardiovascular.
• Relaxamento e rejuvenescimento.
• Experiência de imersão no momento presente.
• Exploração de todo o nosso potencial adormecido, nossa autenticidade, criatividade e essência.
• Despertar para a alegria de viver que é o potencial vibrante e inerente a todos nós.
• Começar exatamente de onde estamos, permitindo que o momento, o movimento, os chakras e a música nos levem.
• Libertação de qualquer julgamento e permitindo o dançar livremente no ritmo do coração de dentro para fora.
• Expansão do prana e exploração das infinitas possibilidades de cada momento.
Assim, o Yoga Dance é mais do que uma prática, é uma experiência de reconexão com nossa inerente alegria de ser e viver, vai além do físico e inclui a todos. Não é preciso ser um dançarino nem um iogue para se beneficiar desta prática.

Cursos com Fernanda Cunha:

Workshop de Yoga Dance
Data:06 de Novembro
Local: Espaço Nirvana (Rio de Janeiro – RJ)
Infos: AQUI

Aula especial de Yoga Dance
Data: 19 de Novembro
Local: Studio Terra Yoga e Meditação (Alphaville – SP)
Infos: AQUI

Primeira Formação de professores em Yoga Dance do Brasil
Data: 05 a 18 de Dezembro
Local: Centro de Yoga Montanha Encantada (Garopaba – SC)
Infos:AQUI

Fernanda tem levado a prática do Yoga Dance e criado uma grande diversidade de práticas para diferentes populações nos EUA. Também oferece muitos workshops para todas as idades. Atualmente morando em São Paulo, ministra workshops por todo o Brasil sendo precursora da prática no Brasil. Em dezembro ministrará a primeira formação para professores de Yoga Dance no Brasil no centro de Yoga Montanha Encantada em Garopaba – SC. Para mais informações sobre seus programas e horários, visite: www.fernandacunhayoga.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário