Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cânticos védicos


Trecho retirado da apostila do workshop de Sri Manju Jois

Foto: Rosangela Castellari


A recitação de mantras védicos é Mantrayoga. Uma forma de conseguir controle das nadis (canais de energia sutil) é pela prática do Raja Yoga, onde o pranayama (exercícios respiratórios) é a ferramenta mais importante. O Mantrayoga é a outra. Quando vocalizamos uma sílaba, o alento vital é descarregado no espaço, interferindo em nossa garganta, língua, lábios, parte superior e inferior da boca etc. É criada uma vibração nas nadis localizadas nessas partes do corpo por onde a respiração vital circula.


Como são os mantras védicos nesse contexto? Recitá-los significa verbalizar sílabas de forma que causem vibrações benéficas nas nadis, vibrações essas que produzem estados da mente que levam ao bem-estar e, em última instância, à libertação. Nenhum outro tipo de vibração é causado pela recitação de mantras.


Som e a criação

O que é o som? De acordo com a ciência moderna é vibração. "Se examinar o núcleo de um átomo perceberá que toda a matéria é única." Essa conclusão Advaita entrou em acordo com a ciência nuclear e os conceitos de Einstein. Todo esse mundo é uma inundação de energia (shakti), tudo é um fluxo eletromagnético. Mas a quem creditamos a manifestação de diferentes objetos? Deve ser atribuída a tipos diferentes de vibrações.


Onde tem vibração tem um som. Em contrapartida, para produzir um som, a vibração correspondente a ele deve também ser criada. O conceito científico de que diferentes vibrações da mesma energia são a causa da criação é o mesmo da crença de que o mundo foi criado com a respiração do Paramatman (alma suprema) se manifestando como o som dos Vedas.


Considere os seres humanos e as outras criaturas. O que determina sua saúde e sentimentos? A respiração que passa por nossas nadis (canais de energia sutil) e vasos sanguíneos produzem uma vibração e dela depende nosso estado de saúde. Aqueles que mantêm sua respiração sob controle pela prática de Yoga são saudáveis em níveis impressionantes. A razão é que esses mantêm a vibração das nadis sob controle durante a respiração.


A respiração é vital não apenas para o corpo, mas também para a mente. A mente, que é fonte dos pensamentos, e a energia vital (prana), fonte da respiração, são a mesma coisa. Saudáveis ou não, os pensamentos são atribuídos as diferentes vibrações das nadis. Você pode fazer esse teste, perceba como respira quando está em paz a frente de uma imagem de deidade ou na presença de um grande sábio e como respira quando sua mente está tomada pelo desejo ou raiva. A felicidade que você experimenta quando participa de algo divino, como um bhajan (música devocional), deve ser diferente do prazer que tem com gratificações sensoriais: a vibração das nadis também será correspondentemente diferente.


Quando experiencia uma alegria do tipo mais elevado, a passagem da respiração será pela narina direita, mas quando está aproveitando prazeres sensoriais, a respiração será pela esquerda. Quando medita, com concentração crescente na fonte de todos os nossos impulsos e sentimentos, o ar passara por ambas as narinas lenta, ritmada e uniformemente. Quando você está absorto no objeto de sua meditação a respiração cessa, mas a vida continua. Nesse momento a grande consciência chamada de jnana florescerá.


Mais sobre o poder do som:

O que é Nadabrahma? (yoga.pro.br)

Mantra para Ganesha, o removedor de obstáculos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário