Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Saraswati - deusa do conhecimento


Por Márcia De Luca

É a deusa do conhecimento e, como consorte de Brahma, a mãe de toda criação. Também está ligada à fertilidade e à purificação. Ao pé da letra, Saraswati é aquela que flutua. No Rig Veda, ela representa um rio e a divindade que o controla.

Outros nomes conferidos a Saraswati podem ser:
- Sarada: a doadora da essência;
- Vagisvari: aquela que domina a fala;
- Brahmi: a mulher de Brahma;
- Mahavidya: o conhecimento supremo.

Saraswati é considerada a personificação de todo o conhecimento, artes, ciências, artesanato, habilidades e práticas espirituais. Como o conhecimento é o oposto da ignorância, representada pelas trevas, a cor associada a essa deusa é o branco. Ela costuma ser representada sentada sobre uma flor de lótus, acompanhada por seu cisne, que simboliza a beleza e a pureza. Nas mãos, em geral segura vina, instrumento com o qual toca os sons imortais dos Vedas; aksamala, o mala, que indica sua ligação com o espírito; e pustaka, livro que representa as ciências.

Está escrito nas sagradas escrituras Upanishads que: trascendemos a fome e a sede através das ciências seculares mas obtemos imortalidade somente através das ciências espirituais. Esse conceito é reforçado na representação de Saraswati porque ela aparece ao lado do pavão e do cisne. O pavão, com sua linda plumagem, significa o mundo em toda sua glória e a ignorância (avidya) advinda da ilusão mundana. O cisne, com sua capacidade de separar o leite das águas, representa a sabedoria (viveka) e o conhecimento (vidya).


Saiba mais sobre:

O poder dos arqétipos

Shakti - o poder da Deusa

Shiva - o destruidor


Ayurveda, A Cultura de Bem-Viver
, de Márcia De Luca e Lúcia Barros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário