Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Iluminação wireless - Anderson Allegro


Por Anderson Allegro


O Yoga era uma disciplina secreta, com o objetivo de impedir o acesso de pessoas despreparadas. As práticas mais adiantadas de Yoga exigem algum domínio sobre a mente e o corpo, por isso eram reservadas àqueles que tinham preparo e poderiam usufruir delas. Mesmo que uma pessoa despreparada ouvisse aqueles ensinamentos, não seria capaz de compreendê-los. Hoje podemos encontrar na internet várias traduções dos Yoga Sutras, mas nem por isso as pessoas se iluminam rapidamente. Qualquer um pode ler o texto, mas para entendê-lo serão necessários vários anos de estudo e, não raro, um instrutor que lhe auxilie.


Por serem bastante seguros, não vejo muitos perigos em disponibilizar esses conhecimentos das práticas do Yoga. As pessoas despreparadas não compreenderão ou não se sentirão inclinadas a praticar o que não é possível para elas. Eu próprio já li muitos livros que continham técnicas avançadas, mas não as colocava em prática por achá-las difíceis e só quando fui iniciado nelas percebi que eram fáceis e comecei a utilizá-las. Acho difícil que algum curioso leia e comece praticar o que não está de acordo com sua capacidade e, assim, o principal perigo é o leigo não ter condições de saber quais sites ou livros são confiáveis ou não.


Por outro lado, a acessibilidade a essas informações facilita a divulgação do Yoga. Quando comecei a praticar, há 30 anos, não havia muita informação. Era difícil saber o que era o Yoga ou experimentar algumas posições antes de matricular-se em alguma escola. Hoje, você entra nos sites das escolas, pode ver como é o espaço, ter uma ideia das aulas, conhecer o currículo dos professores. Acho que a disponibilidade de informações ajuda as pessoas a se interessarem pela prática e procurarem uma escola De qualquer forma, cabe aos autores e àqueles que editam sites serem criteriosos e não divulgarem técnicas muito avançadas. Em meu site coloco asanas (posturas) e pranayamas (exercícios respiratórios) que considero apropriados para iniciantes e curiosos. Já recebi agradecimentos e feedbacks de muitas pessoas que começaram a praticar pelo site e, depois, foram para uma escola de Yoga.


Anderson Allegro é professor de Yoga há mais de 20 anos e biólogo. Aprendeu Ashtanga Yoga com Baptiste Marceau, professor francês, discípulo de Pattabhi Jois e participou do Planet Yoga Teacher Training com Leeann Carey em Hermosa Beach, Califórnia. Atualmente, dirige o Aruna Yoga, onde ministra o Curso Livre para Formação de Instrutores de Power Yoga há mais de dez anos. É diretor e um dos idealizadores da Aliança do Yoga. www.arunayoga.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário