Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Yoga Hoje


Por Gustavo Ponce

“No mundo em que vivemos as nações estão separadas das nações, as crenças das crenças, os interesses econômicos das necessidades ecológicas, as motivações políticas das necessidades humanas, o intelecto do coração, o corpo da mente e a vida diária das aspirações espirituais!"

Um aspecto que contribuiu para a popularidade e manifestação da Yoga em nossos dias é o que todos já sabemos: a Yoga relaxa! O sistema nervoso autônomo se divide em sistema nervoso simpático – frequentemente relacionado com "a resposta correr ou lutar" – e o sistema nervoso parasimpático que se identifica com "a resposta de relaxamento". Quando alguém pratica Yoga respira profunda e controladamente, alonga conscientemente os músculos soltando as tensões e concentra a mente no "aqui e agora", inicia um processo que apaga a "resposta correr ou lutar" e acende a "resposta de relaxamento". 

Os batimentos do coração ficam mais lentos, o número de respirações por minuto e a pressão sanguínea diminuem. O corpo aproveita essa oportunidade para colocar em ação os mecanismos de cura. Com certeza o processo não é automático, especialmente nas primeiras sessões em que os estudantes têm dificuldades para suprimir as ondas beta competitivas. 

No final do século passado começaram mudanças nos costumes e também na imagem pessoal, o que se traduz em uma maior atenção ao corpo, incluindo estar em forma e o cultivo a uma aparência mais jovem. Essas preferências certamente não são recentes, o precedente mais óbvio está na Grécia Antiga.
O que não tem precedentes é que a Yoga se estabeleceu à margem da categoria "esporte".

A Yoga tem crescido enormemente com o reconhecimento de que o estresse é uma síndrome psicossomática específica.

Especulações sobre a conexão entre a vida urbana acelerada e o nervosismo já estavam em evidência na última parte do século 19, mas o começo da formulação do conceito de estresse como o conhecemos hoje aparece nas investigações do cientista Hans Seyle que em 1930 especulou que "mais do que as maiores causas de preocupações que a vida nos apresenta, a frustração do indivíduo, que emana das condições de restringências da vida urbana, é o que faz com que as pessoas tenham tendência a adoecerem”. Na verdade as condições modernas de vida urbana são notoriamente frustrantes e conduzem ao sedentarismo, aí a necessidade de estar bem fisicamente e de “desestressar-se” com a Yoga.

Gustavo Ponce é o criador do método Sattva Yoga, estuda e utiliza Yogaterapia, é a prova viva de que consciência pode levar à cura de qualquer doença e participará do Yoga pela Paz 2011. Para mais informações consulte www.sattvayoga.cl


Nenhum comentário:

Postar um comentário