Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Alimentação para Dois

Por Maíra Duarte

A alimentação durante a gestação deve ser um dos maiores focos para manter a saúde da mãe e do bebê.

Deve ser à base de alimentos frescos, cozidos no dia e nutritivos. Os principais são: feijões verdes (o feijão moyashi é excelente), arroz, leite, castanhas, sementes, frutas doces, cereais integrais (aveia e trigo), ghi, mel, melado e laticínios frescos. Folhas verdes devem ser ingeridas regularmente na hora do almoço, mas em pequenas quantidades.

O uso de algumas especiarias suaves é indicado para estimular a digestão, são elas: gengibre, cominho, coentro, erva-doce, louro, cardamomo, manjericão e cúrcuma. Elas devem ser usadas em pequena quantidade e com cuidado especial no primeiro trimestre, pois todo alimento que tem o sabor picante tende a ser abortivo. Das especiarias citadas acima, a que deve ser usada com maior cautela é a cúrcuma, que tem efeito emenagogo (promove a menstruação).

O Uso do Leite de Vaca

Existem polêmicas relacionadas ao uso do leite de vaca na alimentação do ser humano durante a fase adulta. Segundo o Ayurveda, o leite é excelente fonte de proteína animal, principalmente em uma dieta vegetariana. Quando bem digerido, auxilia o movimento do intestino, fortalece o sistema reprodutivo, aumenta a vitalidade do organismo e é um alimento excelente para a mente, pois nutre o sistema nervoso.
Existem, porém, alguns aspectos a serem observados: se a pessoa está habituada a ingerir o leite, se ao ingeri-lo a digestão está equilibrada e se o leite que está sendo ingerido é de boa qualidade. Um leite de boa qualidade provém de uma vaca que convive com sua prole, ingere alimentos de qualidade e está em contato com as forças da natureza (sol, chuva, ar, terra e espaço).

O Ayurveda utiliza o leite como alimento e como veículo para ervas medicinais. É um alimento capaz de carrear rapidamente as propriedades das ervas para todos os tecidos do organismo.

Porém, a forma com o estamos acostumados a consumi-lo (com achocolatados ou frutas em vitaminas) gera toxinas. Ervas digestivas suaves como cúrcuma (açafrão da terra), canela, gengibre em pó e cardamomo auxiliam a digestão do leite e equilibram seu efeito nocivo de gerar muco, porém devem ser usadas com sabedoria e em pequenas quantidades nessa fase da vida da mulher. Utilizar açúcar de boa qualidade (açúcar demerara orgânico ou melado de cana orgânico) fervido com leite também ajuda a digeri-lo.

Portanto, quando ingerido corretamente, o leite é um excelente alimento durante a gestação e, quando usado com sabedoria, promoverá bom desenvolvimento do bebê, maior vitalidade e nutrição para a gestante e será fundamental para manter o bom funcionamento do intestino.

Ghi (Manteiga Clarificada)

O ghi é a gordura da manteiga, amplamente usado no Ayurveda. É resfriante, leve, penetrante e o melhor veículo para ervas. Nutre o sistema nervoso, a libido, o sistema imunológico, alivia queimaduras e hidrata pele ressecada. Pode ser usado interna e externamente. Em pequenas quantidades, no uso interno, aumenta a capacidade digestiva.

O ghi é um dos principais alimentos a serem usados durante a gravidez, veja como:

- A grávida pode adicionar uma colher de sopa no almoço e uma colher de chá à noite para fortalecer o sistema digestivo, nutre o bebê que está se formando e lubrifica os canais do corpo da mulher.

-O leite fervido com uma colher de chá de açúcar demerara orgânico, ingerido morno com uma colher de chá de ghi, é um excelente fortalecedor para a grávida e ajuda em casos de constipação intestinal. Ele é benéfico principalmente no primeiro trimestre.

-Adicione ao arroz cozido duas colheres de chá de ghi e coma no almoço.
-O ghi pode ser aplicado nas nádegas, nos seios (menos nos mamilos) e na barriga, para evitar o aparecimento de estrias, mas talvez a mulher relute devido ao cheiro forte. Nesses casos, o óleo de gergelim é outra ótima opção.


Maíra é terapeuta ayurvédica formada Escola Yoga Brahma Vidyalaya e no Curso Avançado de Ayurveda pela Academia Internacional de Ayurveda, na Índia. Especializou-se nos cuidados ayurvédicos com a gestante (Perfect Pregnancy Program). Doula formada pelo GAMA (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa) e pela ONG Amigas do Parto, Maíra realiza acompanhamento de gestantes durante a gravidez, trabalho de parto e pós-parto. mairaduarte@gmail.com, (11) 8415-8222


Nenhum comentário:

Postar um comentário