Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Verão em Nossos Pratos

Por Cris Ayres

O Ayurveda é baseado na filosofia dos cinco elementos (pancha maha bhutas) e cada estação do ano tem um elemento predominante. O verão é regulado pelo elemento fogo, que aumenta o calor do nosso corpo. O corpo sofre uma influência de temperatura externa e, de maneira geral, exige que o metabolismo trabalhe dobrado para manter sua temperatura ideal.

O clima desta época é mais difícil para as pessoas com tendências a desequilíbrios do dosha pitta, causando problemas de digestão, problemas de pele como alergias específicas ao sol e à temperatura, aumento da oleosidade nos cabelos e pele, e maior suscetibilidade a brigas. A melhor dica nesses casos é moderação em tudo que se faz e come.

A alimentação e os hábitos de vida são determinantes na busca de harmonia do organismo durante o verão. Deve-se evitar a ingestão de comidas quentes e picantes, alimentos gordurosos e as carnes em geral, principalmente a bebida alcoólica que é muito ingerida no verão. A cerveja, que tem fama de refrescar, aumenta em demasia o elemento fogo do nosso organismo e produz alguns desconfortos, tais como: azia, calor, suor excessivo, acne e distúrbios dermatológicos, queda de cabelos, excesso de acidez estomacal, irritabilidade, intolerância e raiva.

Alimentos frescos e líquidos refrescantes são muito indicados durante esta época do ano. Os sabores refrescantes, segundo a medicina Ayurveda, são o doce, o amargo e o adstringente (como a lentilha, o caqui e o caju).

É muito indicada a ingestão de suco de frutas e legumes e verduras cruas na forma de saladas com temperos refrescantes, como o cominho, hortelã, erva doce, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão e coentro.

Como as noites são mais curtas nesse período, o sono durante à tarde pode ser recomendado, principalmente para as pessoas com vata e pitta predominantes.


Cristiane Ayres dedica-se há oito anos ao estudo e pesquisas do Ayurveda. Sua formação é exclusiva na área de terapias, sendo diplomada em Ayurveda, Terapias Quânticas, Cura Prânica, Naturopatia da Índia e Aromaterapia. Hoje ministra aulas de Ayurveda clássico e ensina a metodologia que desenvolveu na área de rejuvenescimento e estética.
www.ayurelements.com
Tel.: (21) 8273-1827


Nenhum comentário:

Postar um comentário